quarta-feira, 20 de maio de 2020

CLOROQUINA


Uma das coisas que eu mais admiro no Chico Buarque e no Caetano Veloso é a capacidade que têm de surpreender com suas letras sofisticadas e suas rimas inesperadas quem acredita haver vida inteligente além do funk e do sertanejo. Eles estão no olimpo dos letristas. Se tivessem nascido nos Estados Unidos teriam posto o Bob Dylan no chinelo, teriam ganhado o Prêmio Nobel de Literatura. E uma das músicas que eu mais curto é Cajuína, do Caetano Veloso, cujos versos terminam sempre em “ina”. Acho sua letra simplesmente genial. Olha só:

CAJUINA
Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina

Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina




Bom, a literatura e a boa música se despedem aqui, porque graças ao bate-boca sobre o uso de cloroquina, fiquei tentado a fazer uma paródia dessa música Cajuína (perdoe-me Caetano!). Sinceramente falando, a discussão sobre a cloroquina já encheu o saco. Associações médicas condenam seu uso indiscriminado, sua baixa eficácia no combate ao Corona e os graves efeitos colaterais que pode causar, o boçal do Trump diz que está tomando (contrariando a recomendação oficial dos órgãos de saúde de seu próprio governo), o Bolsonaro acredita que é a solução para a cura da Covid, faz blague ao mandar a Esquerda tomar "Tubaína", e o caldo segue entornando.

Por tudo isso, surgiu na minha mente uma letra para ser cantada com a melodia da música "Cajuína", do Caetano Veloso. Olhaí.

CLOROQUINA
Existirmos: a que será que se destina?
Só sei de lágrimas a embaçar minha retina
Ao descobrir que uma coisa pequenina
Transforma a vida de alguém em triste sina

O presidente fica puto e se amofina
Se alguém critica sua amada cloroquina
Tampouco curva-se ao que diz a medicina
E manda a Esquerda ir tomar na tubaína



4 comentários:

  1. ficou bom e aprendi uma palavra nova :)

    amofina - "O mesmo que: aborrece, apoquenta, aflige, angustia, atormenta, tortura, trateia."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu sempre digo, Blogson também é cultura!

      Excluir
    2. Pããããããta que o pariu!!! Você poderá nem acreditar, mas hoje, enquanto dava minha caminhada vespertina, ao lusco-fusco, ocorreu-me a ideia de fazer uma parodia da Cajuína. Pensei e pensei durante os 10 quilômetros e me declarei incapaz de tal. Aí, eu entro no Blogson (no bom sentido e com todo o respeito) e ela está ai.
      Ficou muito boa!

      Excluir
    3. Eu acho que tive sorte ao me lembrar da Cajuína. Foi divertido fazer e também gostei do resultado. Valeu!

      Excluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...