quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

ORGANIZAÇÃO FINAL (DE ANO)


Passei muito tempo nos últimos quatro dias do ano de 2018 (põe “muito” nisso!) “reorganizando” o blog. A razão para essa nova maluquice foi ter desistido de criar um “blog gourmet” que abrigasse “o melhor do pior” postado no velho Blogson. Como não tinha coisa melhor para fazer, fiquei pensando nessa “reorganização”. E a ideia que surgiu foi numerar os marcadores (que eu insisto em chamar de “seção”), para dar a eles a ordem que achasse melhor.  Decisão tomada, resolvi pô-la em prática (“é pôla mesmo!”). O resultado – além do trabalho insano - foi uma dor intensa no pulso, de tanto clicar no mouse. Se o resultado ficou bacana? Creio que ficou, mas duvido que alguém esteja continuando a leitura deste post.

O que sei é que além da numeração imaginada resolvi ressuscitar a seção “Entendendo o Blog”. Além disso, introduzi a palavra “Humor” nas três “seções” onde exercito minha falta de humor. E a seção Literatices foi partida em duas. O bom dessa brincadeira toda é que para fazer a reindexação de cada um dos 1469 posts (programão!) reli muitas coisas já esquecidas. E (re)descobri muita coisa legal, fazendo-me até duvidar de ter sido eu mesmo o autor. Obviamente o autor sou eu, mas com mais imaginação e humor que atualmente.

Falando em humor, ficou clara minha preferência por esse estilo, pois - desconsiderada a produção de terceiros -, se somar as piadas (inclusive as sem nenhuma graça), os “desenhos”, diálogos e a ironia politicamente incorreta que perpassa a maior parte dos posts, mais da metade do que já publiquei pode ser classificada de “humor” em todas as suas formas (inclusive na sua falta de).

Dito tudo isso, passo a identificar (novamente!) cada um dos marcadores (ou “seções”) onde fui pendurando os posts. Lembro também que alguns deles foram indexados a mais de um marcador. E faço isso principalmente para mim, que já tinha esquecido a função imaginada originalmente para algumas seções. Então, “pela ordem” (mesmo não sendo advogado nem deputado, fui obrigado a dizer isso), temos:

01 - ENTENDENDO O BLOG: seção extinta e ressuscitada. Tema autoexplicativo

02 - POSTA RESTANTE: Estava no maior deserto criativo quando resolvi criar esta seção para abrigar cartas e mensagens (reais ou fictícias) destinadas a alguém ou até a mim mesmo (ou publicar as que já escrevi e guardei), só para manter o velho Blogson respirando. A título de informação, “Posta Restante” é o sistema de entrega de correspondência enviada a uma agência de correio, onde fica aguardando que alguém vá buscá-la (ninguém, no caso do Blogson).

03 - LITERATICES (PROSA): As tentativas ridículas de fazer literatura em prosa são direcionadas para esta seção. Segundo li no dicionário, "literatice" é sinônimo de "literatura de má qualidade e pretensiosa". E essa definição é a cara do que sai no Blogson!

04 – LITERATICES (VERSOS): Tem a mesma função da seção anterior, mas destina-se a versos de pé quebrados, falsos poemas e poesia de má qualidade.

05 - HUMOR (EU NÃO SEI DESENHAR): Todos os desenhos, grafismos e "não-desenhos" que fiz (inclusive os antigos que consegui recuperar) encontram-se nesta seção. Nem todos são de humor. Mas, para não criar mais uma seção com meia dúzia de desenhos, resolvi deixá-los aqui.  

06 - HUMOR (DIÁLOGOS DE SPAMTAR) O nome já diz tudo - se resolvesse encaminhar esses posts por e-mail, eu seria marcado como spam pelos destinatários. Significa também que este é um caso bem mais grave e particular da próxima seção.

07 - HUMOR (SEM NOÇÃO): Esta seção também poderia ser chamada de “espaço Jotabê”, personagem frequente em todas as idiotices e piadas ruins que imagino. E a seção serve exatamente para isso: piadas e gracinhas horríveis e sem graça. O detalhe é que as coisas postadas nesta seção necessitam que o leitor tenha uma pouco da chamada cultura pop ou cultura inútil ou cultura geral ou, simplesmente, cultura. Em outras palavras, esta seção (e também o restante do blog) é contraindicada para analfabetos funcionais.

08 - MEMÓRIA: Marcador relacionado à lembrança de pessoas, casos e acontecimentos que me marcaram ou que fizeram parte de minha vida. Embora seja um lance mais pessoal, algumas coisas são legais. É uma das seções mais comentadas pelos 2,3 leitores do blog.

09 - PAPO CABEÇA: Seção que fica na fronteira entre o humor e a conversa mais séria. Embora hoje eu seja radicalmente contra o uso de qualquer tipo de droga – não importando se é lícita ou ilícita (só aceito leite com Toddy – gelado, por favor), às vezes deliro um pouco. E esta é a seção para isso. Como disse o Belchior, “a minha alucinação é suportar o dia a dia, o meu delírio é a experiência com coisas reais”.

10 - FALANDO SÉRIO: Como disse no início, 60 a 70% das coisas que escrevo são piadas idiotas, trocadilhos infames e pensamentos ridículos. Às vezes, entretanto, sai alguma coisa com pouca ou nenhuma ironia.

11 - CALHA POLÍTICA: Esta seção foi criada graças aos sentimentos de desespero, medo, fúria e perplexidade despertados em mim pelo “bailado” dos políticos e figurões brasileiros. Segundo Rui Barbosa, “A política é a arte de gerir o estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de o explorar a benefício de interesses pessoais”. O título, portanto, deveria ser “Politicalha”, mas, para dar um toque Jotabê, mudei para “Calha Política”, pois é para ela que correm todas as descargas de bílis (ou bile) e ânsia de vômito que já produzi neste blog.

12 - VINTAGE: Esta é outra seção “reanimada”. Originalmente tinha a função de abrigar posts sobre situações que só ocorrem (ou ocorreram) uma vez. Esses textos acabam por ficar envelhecidos, meio datados, pois não são atemporais. Como um texto sobre a Copa, por exemplo. Hoje, esta seção pega qualquer coisa que tenha um quê de efêmero, de transitório. Cheguei até a pensar em criar uma seção com o nome “Zéfemérides”, mas o bom senso prevaleceu e a seção Vintage foi reanimada. Está quase sempre de braços dados com a "Calha Política"

13 - RELIGARE: Esta seção está desativada. Quando criei este blog, resolvi indexar os posts por seu estilo predominante. Com isso, por exemplo, mesmo que fosse um diálogo padrão Jotabê, se o assunto fosse religião, o texto era obrigatoriamente incluído na seção Religare. Como existem pessoas que abominam qualquer assunto relacionado com religião, esse meu “fundamentalismo” criava uma limitação de acessos aos posts com essa indexação. Quando resolvi quebrar esse critério exclusivista, a seção deixou de ter sentido. Existe ainda, mas não é mais alimentada.

14 - PRODUÇÃO TERCEIRIZADA: Seção para compartilhar alguns textos ou desenhos de autores consagrados ou desconhecidos. O ponto em comum é o fato de ter gostado pra caramba do que li. Há também uma sacanagem implícita: como sou menos bobo (não muito menos) do que aparento ser, quando alguém procurar o autor ou o texto, vai que encontra o blog...

15 - MÚSICA MAESTRO! Seção para comentar e compartilhar links de músicas que fazem ou fizeram minha cabeça. O maior defeito é o fato de alguns links serem retirados pelo Youtube (direitos autoriais, etc). Mesmo assim, permanece o fato de que as músicas sugeridas são muito boas (para mim, para mim!)



Para finalizar esta gororoba (acorda aí, pô, o trem já chegou à estação!), encontra-se abaixo a lista dos marcadores e a quantidade de posts que cada um contém na data de hoje. Fui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM ROBOI NA LINHA!

  Você já ouviu alguém usar a expressão “tem boi na linha” ? Embora pareça uma exclamação advinda do nosso pujante agronegócio, está mais pa...