sábado, 26 de janeiro de 2019

QUE PAÍS É ESTE?

Hoje eu deveria falar alguma coisa sobre o rompimento da barragem em Brumadinho, mas não consegui. É uma tragédia grande demais, superior à minha capacidade de me indignar. Por isso, saiu este texto que já estava pronto para ser postado no Facebook. 

Está todo mundo falando do Jean Wyllys, etc. Até eu me deixei levar. Mas não para atacar ou tripudiar. Não sei se você viu, mas postei logo no início da manhã de hoje (26/01) esta frase:
O brasileiro é cordial! (Que o diga o agora ex-deputado Jean Wyllys)”.

Cheguei a pensar em mudar para “O brasileiro é cada vez mais cordial! (Que o diga a comunidade LGBT)!”, mas resolvi deixar como estava, pois nas duas frases eu criticava a intolerância de um povo que se considera "tão gentil, tão hospitaleiro", só que não.

Mas, vamos voltar ao Jean Wyllys). Depois de postar essa frase (que ninguém “curtiu”, “amou” ou “odiou”), comecei a ler posts extremamente agressivos compartilhados por você e por outros “amigos de facebook”. Eu sempre detestei o Jean Wyllys, sempre o critiquei (especialmente por ser apoiador do Lula e do PT), mas nunca por ser gay. E esse é, na minha opinião, o motivo principal das ameaças: homofobia.

Espumei de ódio quando vi a imagem da cusparada que deu em alguém. Para mim, merecedora de um processo por quebra de decoro. Mas agora ele diz se sentir ameaçado. OK, vamos supor que isso não é paranoia nem delírio dele. Vamos supor que essa afirmação não é uma jogada obscura de marketing e que seja verdadeira, enfim.

Repassando conceitos: eu sou hetero, não sou de esquerda e nunca fui com a cara dele. Mas eu te pergunto: que país é esse em que um de seus habitantes se sente tão ameaçado que chega a abandonar um mandato de deputado federal para viver em outro lugar? Esse é o país que você quer deixar para seus filhos e netos? Um país tão homofóbico que comemora nas redes sociais essa decisão? Por acaso você (meu parente, meu ex-colega, amigo ou amiga de décadas) não conhece nenhum gay? Será possível que você não tenha nem conviva com nenhum parente, amigo, colega de serviço ou vizinho gay? Eu tenho parentes, amigos e vizinhos geniais que são gays. Qual é o problema disso?

Se disser que não tem, imagino que deve viver em uma bolha, isolado de todos, alheio a todos. Talvez até more em algum planeta habitável. Vou te dizer uma coisa: você não é uma pessoa feliz. Sei que você não é idiota, mas comporta-se como se fosse - radical, moralista, preconceituoso(a) e visivelmente homofóbico(a). Foi por causa de pessoas como você que eu saí do Facebook (e fico me perguntando por que voltei!). Mas fica um recado final: agradeço se me excluir de sua rede de "amigos de facebook", pois você não tem nada a ver comigo. A propósito, essa sugestão vale também para os "amigos" radicais à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...