segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

GRAFI-TWEETS

Ao longo dos quatro anos de existência desse blog-problema que é o Blogson Crusoe, algumas postagens foram excluídas, outras foram divididas em duas ou três e houve até casos de repostagens - manifestações descaradas de picaretagem. Com a obra-prima de hoje o blog passa a exibir (é um exibicionista) 1.500 postagens (independente da falta de  qualidade explícita). Mil e quinhentas! Que posso dizer para fechar este comentário? Falta do que fazer só poderia dar nisso!


Recentemente, certamente incomodado e talvez estimulado pelo excesso de pichações em um muro de uma escola, resolvi anotar as frases (verdadeiros tweets) em que alguns pichadores expuseram seus insights ou espasmos mentais. E confesso que me diverti muito tentando copiá-las. Que pensamentos passavam por suas cabeças? A quem estariam endereçadas? Olhaí.

- Essa fome é vontade de viver

- Mamãe sou lésbica!

- Ires e devires ♥

- Fique em paz consigo mesmo

- Haverá futuro?

- Ladrão roubou meu ♥

- Não vote, plante!

- Este momento é o único que importa

- O medo elimina o amor

- Quanto vale a liberdade? E a libido?

- O amor elimina o medo

- Calma, já tá chegando (o bus)

- Fora Trump

- Eu te amo

- Esperar o que? Esperança

- Saudosa marmota, marmota querida

- Não tenho paredes, tenho horizontes (grafite feito com stencil)

- Se morar é um direito, ocupar é um dever (pichação na lateral de um prédio de uns quinze andares - ocupado - na Rua dos Caetés, área central de BH!)

- Que mistérios tem Clarisse (verso de Caetano)

- O melhor lugar do mundo é aqui e agora (verso de Gil)

- Aqui Jesus reina (essa merece uma observação, pela ironia involuntária da frase: foi pichada no pilar de um viaduto, debaixo de onde vários moradores de rua dormem e se abrigam).

De todas, minha frase predileta indica a preferência que tenho pelo humor e pela releitura inesperada que muda o sentido das coisas: "Saudosa marmota, marmota querida". Show!

E para finalizar, uma frase escrita em algum momento do início da década de 1970 na parede de um box sanitário da Escola de Engenharia:
- La muraille est le papier des canailles. Abaixo, o autor continuava: 

- tradução para os ignaros: a parede é o papel dos canalhas. Mas, aí, logo abaixo, a réplica de algum aluno filho da puta e gozador:

- "Então, não sou canalha, pois não consigo limpar o cu com a parede".




3 comentários:


  1. Destas frases em porta de banheiro, nunca me esqueci de uma. Eu fazia cursinho na época, no Objetivo em São dos Campos, em uma época em que a gente concorria com quem estudava pra caralho e não com quem tinha cotas... bons tempos... Em uma das portas, na parte de dentro, escrita a pincel atômico, tinha uma frase assim : "Enquanto você tá cagando, tem um japonês estudando". A gente cagava e se limpava rapidinho. Mas não adiantava nada. O japonês sempre passava na nossa frente no vestibular. A Marreta do Azarão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No bairro onde moro existe uma casa onde está instalado o "Centro de Convivência Artur Bispo do Rosário", unidade da prefeitura que "promove a reinserção social de pacientes psiquiátricos através das artes". O muro dessaa casa é coalhado de frases aparentemente escritas pelo pessoal atendido. Algumas são bem legais. Vou ver se me animo a ir lá para fazer uma versão "maluco-beleza" do "Grafi-Tweets"

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...