quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

CÁPSULA DO TEMPO

É engraçado pensar que até outro dia eu era um avô sem netos. Por isso mesmo, dizia estar tão carente que acabaria criando uma ONG tipo "Avós de empréstimo" ou "Avós de aluguel" (não sei como será em 2034, mas hoje, “ONG” significa Organização Não Governamental). Para piorar ainda mais a piada, eu me superei ao imaginar a criação de uma ONG-blog, um "BLONG" chamado de "Internetos", cuja vantagem seria não ter de dar papinha nem trocar a fralda do neto (ou, principalmente, do avô). Nem sei por que estou dizendo isto, pois imagino que duas meninas espertas e inteligentes não terão paciência ou vontade de ler estas palavras escritas há tanto tempo.

Mas, voltando ao início, até outro dia, éramos avós sem netos. Aí, em algum momento de 2017 fomos informados de que ganharíamos duas netinhas. Elas nasceram em março do ano seguinte. Mas, para provar que 2018  foi mesmo um ano atípico, recebemos a notícia de que seríamos avós novamente. E de gêmeos, ou melhor, de gêmeas! Claro que estou falando de vocês!

Neste momento em que escrevo estas bobagens, vocês estão prestes a nascer, talvez ainda na primeira semana de fevereiro. Já sei o nome que receberão e quem nascerá primeiro, mas, o mais importante é saber como vocês foram ansiosamente aguardadas e como são super bem vindas.  Não sei quando nem se lerão este texto, pois não é uma carta ou documento guardado em uma "cápsula do tempo" com data prevista para ser aberta.

Por isso, o que quer que eu diga será fútil e desimportante ou inútil. Seria legal que lessem quando tivessem uns quinze anos, pois já teriam melhor compreensão da vida (mas, talvez, não a paciência necessária para aturar palavras antigas escritas por um idoso que talvez já tenha morrido). Mesmo assim, quero dizer a vocês mais ou menos o mesmo que disse às suas primas:

Para começar, espero que tenham sempre muita Felicidade, assim mesmo, com "F" maiúsculo e no singular. Porque alegrias e tristezas podem ser muitas e por vários motivos, mas Felicidade é um sentimento único que vem de dentro, não precisa de plural. Esta é minha opinião, mas sou velho e talvez esteja errado, talvez tenha me enganado a vida toda.

Sinceramente falando, seria bacana poder brincar muito com vocês e com suas primas enquanto ainda forem crianças, inventar histórias malucas e dizer idiotices só para ver vocês rindo. Não sei se conseguirei isso. Afinal, vocês terão cinco anos só em 2024. Até lá, espero não estar usando fraldas! Mas em 2034 estarão com quinze anos. Imagino que ao longo desse tempo sua mãe e seu pai fizeram todo o possível para dar o melhor de tudo para vocês, principalmente demonstrando o imenso amor que sentem (e que  sempre sentirão) por vocês, pois isso é o melhor que os pais podem e devem fazer. 

Eu conheço seus pais há muito tempo e sei que vocês não poderiam ter pais melhores. E isso não é força de expressão. Podem acreditar, vocês têm os melhores pais do mundo, pois eles foram e são os melhores filhos que um pai ou uma mãe poderia desejar ter. Então, não tem erro: filhos bons viram pais sensacionais.

Mas, falemos de vocês mais um pouco. Não tenho dúvida que estudam em um super colégio e que já viajaram para vários países (se não fizeram isso, podem cobrar dos dois, pois uma vez sua mãe disse que gostaria de conhecer sessenta países. Por isso, podem cobrar!).

Espero que convivam bem com suas primas, pois a diferença de idade é muito pequena. Naturalmente, deverão trocar segredinhos sobre "aqueles" garotos boa pinta que conheceram (“boa pinta” é sinônimo de "lindo", entenderam? Lembrando: sou velho, minha linguagem é de velho, não sei como se fala hoje). Mas estou divagando muito. O que eu queria dizer é que desejo a vocês todas as alegrias que a Vida pode reservar, hoje e sempre. E espero que vocês cresçam em um mundo melhor ou, pelo menos, igual ao atual (pior, nem pensar!). 

Como vocês ainda nem nasceram, quando fizerem quinze anos eu estarei com oitenta e quatro (mais velho ainda! Ou, talvez, quem sabe, nem esteja mais vivo...). Mesmo assim, quero já deixar registrado meu desejo e meu sonho de no dia em que comemorarem o aniversário de quinze anos –, eu possa dar o abraço mais carinhoso que um avô poderia dar em suas netas (sem babar nos vestidos!).
Beijão. Seu avô.
Janeiro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...