segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PAPEL DE TORNASOL


Depois de publicar o post "Resposta grande vira post", fiquei pensando que a "régua ideológica" proposta lembra um pouco a escala de cores que define a acidez ou alcalinidade de uma solução. Acho pouco provável (sem querer desmerecer!) que alguém ainda se lembre ou saiba o que é “papel tornassol” (ou tornasol). Afinal, a maioria das pessoas (novamente, sem querer desmerecer!) possui uma incultura inútil vastíssima. Humildemente enquadro-me nessa turma.

Maaas, lembrando-me das aulas de laboratório de química, esclareço que o papel de tornasol era uma tirinha (de papel, obviamente) utilizada para avaliar de forma expedita o pH de uma determinada solução. Esse "pH" (também conhecido nas rodas de samba como "potencial hidrogeniônico") mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. A propósito, meu filho conhece como “fita de pH”. Fim da revisão de química.



E como o Carnaval se aproxima e o Brasil é mesmo uma zona, fiquei pensando em uma nova utilidade para essa escala cromática que define a acidez ou alcalinidade de uma substância. Ela é tão multicolorida que poderia muito bem ser utilizada em um grupo mais alegre ou em um bloco de carnaval "temático" - ou em parada gay.

Por exemplo, "Bloco do pH". Já pensou no sucesso de um grupo assim? Só que, neste caso, "pH" poderia significar "preferência Homoafetiva" ou "potencial Homoerótico". Ou até mesmo (dito com a língua presa, no estilo do finado Clovis Bornay) “preciso de Homem”.

Como diria meu amigo virtual Marreta (um macho das antigas, segundo ele próprio): 

- "PÃÃÃÃÃÃTA QUE O PARIU!!!"


2 comentários:

  1. Só uma pequena correção. O papel de tornassol, substância extraída de um líquen, não fornece toda essa gama de cores. O tornassol é util apenas para uma análise qualitativa, ou seja, se para determinar se um meio é ácido ou básico, não se prestando a uma análise quantitativa do quão ácido ou básico ele é. O papel de tornassol pode ser encontrado na cor azul (que permanece azul em contato com meio básico e fica vermelho em meio ácido), na cor vermelha (que permanece vermelho em meio ácido e muda pra azul no básico) e na cor neutra, que fica vermelho em ácido e azul em base.
    A escala usada por você - mais quantitativa, de 0 a 14 - só pode ser obtida com o uso do papel indicador universal, que traz um mistura de indicadores (e não apenas um como no caso do tornassol), que agem e se manifestam, cada qual, num certo intervalo de pH.
    Mas a comparação com a bicharada foi boa, só acho que tem muito mais variações da "espécie" do que meras 14 ou 15 variedades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para isso servem os mestres! Quando pensei na piada, a palavra tornassol apareceu na cachola. Lembrava-me apenas da tirinha, vagamente misturada com cores. Entrei na internet para buscar mais informações e fiquei sem saco de ler o que encontrei. Por isso, evitei relacionar diretamente a escala de cores com a palavra tornassol. Obviamente, uma tentativa de não tropeçar e de não perder a piada. Mas foi ótimo seu esclarecimento. Foi bom recordar informação de cinquenta (ou mais) anos atrás.

      Excluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...