segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

ATTENZIONE, PREGO!


Logo após o movimento de 1964, comecei a ter minha atenção despertada para a quantidade de militares que aos poucos ocuparam cargos de chefia em todos os níveis hierárquicos da máquina pública e em todo tipo de situação. Eu tinha apenas quatorze anos e não via nenhum problema nisso, apenas achava curioso o fato novo.

Hoje, com a posse do novo presidente, vira e mexe a mídia divulga mais um indicado para o segundo ou terceiro escalões do governo federal. Mesmo que não veja nenhum problema nisso, acho curioso o fato de muitos desses indicados serem militares. Imagino que foram escolhidos por sua honestidade, “notório saber” e competência - que são, para mim, os únicos critérios que devem ser observados.

Mas essas escolhas, em minha opinião, dizem mais do presidente que dos indicados. É como se ele desconhecesse o mundo fora da caserna (ou dele desconfiasse). Pensando nisso, lembrei-me de duas frases clichê para definir as preferências do novo presidente:

O hábito do cachimbo faz a boca torta”. Ou, talvez mais adequada a essa situação observada, a frase do psicólogo americano Abraham Maslow: "Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZERO RELEVÂNCIA

  Olha que interessante: por não ter mais inspiração para tentar ser poeteiro (cuidado com o entendimento!), pedi à Inteligência Artificial ...