segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PITANDO O SETE - PARTE I

Já disse antes que a preservação da "pequena história" é uma de minhas praias prediletas. Não há saudosismo nisso (não para mim, pelo menos); o que há é a diversão obtida ao tomar conhecimento de casos e objetos inesperados e desconhecidos. Ou relembrar os já esquecidos. 

Hoje em dia é comum algumas pessoas sair do armário. Nada contra, mas meu negócio é entrar no baú. Baú de lembranças, bem entendido. (Eu tinha prometido a mim mesmo que não faria nenhuma “reflexão”, nenhuma gracinha quando postasse as imagens abaixo, apenas diria de que se tratava. Mas não resisti).

O lance é o seguinte: um dia, lá pros idos de 1958, meus primos mais velhos chegaram à casa onde morávamos com uma novidade: estavam colecionando maços de cigarros (vazios). Eu e meu irmão ficamos entusiasmados com a ideia e imediatamente começamos uma também.  Bom, essa mania durou um ou dois anos, no máximo. Como bom acumulador, guardei isso até hoje. Aí resolvi escanear a coleção e sacanear aqueles que, por descuido ou engano acessam este blog, ou seja: vocês que estão lendo isso. Como ficou muito grande, resolvi tratá-la como se faz com fumo de rolo: piquei em vários pedaços (sacou?).


Os primeiros maços, creio, foram dados por esses primos. Aí foi um tal de catar maço vazio na rua, pedir aos tios fumantes que nos abastecessem e tal. Nosso pai, fumante pesado, não gostou muito da ideia, pois “não sabia quem tinha fumado esses cigarros, blá blá blá micróbios, blá blá blá doenças” e sei lá mais o quê. E resolveu ele mesmo fumar os mais diversos tipos e marcas para nos ajudar (“pai que é pai tem que participar”). Segundo ele, “foi cada ‘arrebenta peito’ que eu vou te contar”. É importante destacar que a absoluta maioria era de cigarros sem filtro! O equivalente mais próximo de fumar um desses seria tomar um uísque cowboy de um só trago. A coisa desce rasgando. 

O curioso é que algumas marcas tiveram alteração nas embalagens nesse período. Isso permite notar que a inflação da época era pesada, pois, comparando as duas versões da mesma marca, dá para ver que os preços (impressos no maço) praticamente dobraram de valor. É isso. Espero que se divirtam com as ilustrações e nomes, alguns surpreendentes. 

Então, aí vai a primeira parte:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOTHER NATURE

  Mesmo que seja esse um pensamento idiota, a Natureza sempre teve para mim um "comportamento" semelhante ao de uma   Inteligência...