sábado, 9 de agosto de 2014

HISTÓRIAS DO DIGÃO - PARTE XIII

A HOMENAGEM

Creio que essa foi a última história maluca em que o Digão se envolveu. E sou testemunha de sua veracidade, pois estive com as provas na mão, na penúltima vez que nos encontramos, em seu sítio.

Como já foi dito, ele trabalhou na construção da Ponte Rio Niterói, em seu início. Segundo ele, depois que todos os problemas técnicos decorrentes da magnitude da obra já tinham sido solucionados e com a obra já iniciada, o general-presidente da época destituiu o primeiro consórcio, onde ele trabalhava, para entregar a um novo grupo de empresas (as mesmas que, vira e mexe, aparecem citadas em alguma reportagem sobre obras faraônicas ou com suspeita de super-faturamento).

Em 2005, o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro realizou uma solenidade comemorativa dos 30 anos da inauguração da ponte, momento em que foram homenageados os engenheiros que trabalharam em sua construção.

O Digão recebeu uma carta ou algo parecido, convidando-o para a cerimônia. Por já estar com a saúde frágil, pediu a um amigo, ex-colega de consórcio, que o representasse. Depois de algum tempo, recebe a visita do amigo, que lhe entrega a placa comemorativa, onde constavam os seguintes dizeres:

“AO ENGENHEIRO RODRIGO ... UMA HOMENAGEM PÓSTUMA”...

Diante disso, enviou uma carta ao presidente do Clube de Engenharia, dizendo que estava comovido e muito honrado com a homenagem, Entretanto, “apesar das evidências em contrário”, continuava ainda respirando.

Recebeu de volta uma carta com milhões de pedidos de desculpas pelo equívoco e com a explicação do engano: normalmente nessas situações, quando alguém é representado por outra pessoa, é sinal de que o homenageado já faleceu. E junto com a carta, outra placa.

Quando me contou isso por telefone, eu ri demais e comentei que sua esposa, Dona Maria, uma senhora simpaticíssima, poderia dizer após sua morte:

 “Meu marido era tão querido que foi homenageado DUAS vezes"!

Ficamos fazendo troça disso, e me lembro de uma de suas expressões prediletas:

 É o fim da picada!

Quando fui visitá-lo, mostrou-me as duas placas e rimos de novo, comentando que sua homenagem tinha saído mais em conta, pois foram duas homenagens pelo preço de uma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BONECÃO DO POSTO

  Nunca soube e agora sei menos ainda falar bonitezas como sabe fazer o titular do blog A Marreta do Azarão. O problema é que ele assestou s...