terça-feira, 14 de janeiro de 2025

RENOVANDO O SEGURO

 
Hoje me ocorreu que a Inteligência Artificial pode dominar o mundo de um jeito inesperado, simples, apenas estressando as pessoas ao ponto de enlouquecê-las. Parece bizarro, algo saído do final de 1984, mas depois de tentar renovar o seguro do meu carro, já acho viável. E a chave é a quase total impossibilidade de conversar ponderada e calmamente com pessoas de carne e osso. Tudo começou quando recebi no final de 2024 esta mensagem “sedutora” pelo WhatsApp:
 
Olá, JOSE BOTELHO! Aproveite agora mesmo uma oferta especial para renovar o seu BB Seguro Auto com um desconto imperdível.
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Logo abaixo havia três “botões”, com estas opções: “Quero meu desconto”, “Me ligue” e “Deixar passar”. Escolhi o primeiro. Em segundos, recebi a promessa de que “um especialista” cuidaria do meu caso. E começou o show.
 
Por não andar com o celular pendurado no pescoço nem enfiado na cueca e por ser um aposentado muito ocupado, um verdadeiro homem “dólar” (do lar), já estava cuidando das minhas obrigações diárias de escravo quando chegaram estas mensagens estilo “centauro” (metade máquina, metade gente):
 
15:28: Boa tarde! Meu nome é Rafael da BB seguros, estou entrando em contato para apresentar os valores da renovação do seguro do seu veiculo, podemos falar?
15:35: Preciso que interaja comigo para o atendimento não ser encerrado automaticamente. Está aí?
15:39: Por falta de interação o atendimento foi encerrado. Para voltarmos a nos falar será necessário que realize novo preenchimento neste canal, ou então faça contato no telefone 0800 729 0400.
15:40: Seu atendimento por aqui foi encerrado. Se precisar de mais informações pode entrar em contato conosco pelo Whatsapp  (11) 4004 7000. Até breve!
 
Fiquei puto ao descobrir que um algoritmo cretino me obrigava a ficar plantado em frente ao computador (eu não uso o celular), de castigo, para evitar o "encerramento automático" do contato. Liguei para o 0800 e, finalmente, consegui falar com alguém do mundo real, alguém de carne e osso. Falei de minha trágica situação financeira, em parte provocada pelos gastos com a doença de minha mulher. Creio que a moça com quem conversava ficou muito impressionada com meu relato, tanto que sugeriu deixar para renovar o seguro para mais perto de seu vencimento, pois poderia estudar a melhor proposta para mim. E o otário aqui ficou esperando, esperando...
 
Foi quando surgiu nova mensagem (automática, obviamente):
13:48: Precisamos retomar a negociação para renovar seu seguro Auto da BB Seguros. Não deixe seu veículo sem proteção!
Olá, JOSE BOTELHO, sou o assistente virtual da BB Seguros! Espero que esteja bem!
O seguro do seu veículo está a 4 dias do vencimento, e percebemos que ainda não foi renovado. Siga rodando protegido com seu veículo.
Fale com um dos nossos especialistas e garanta a renovação do seu seguro.
 
Logo abaixo apareciam novamente três “botões” com as seguintes opções: “Falar por aqui”, “Quero ligar” e “Receber ligação”. A opção escolhida foi “Receber ligação” – que nunca aconteceu. Mas segue o baile.
 
15:56: Receber ligação
15:56: Olá , este atendimento está registrado sob o nº 2020000340005814816.
16:16: Olá, espero que esteja bem! Me chamo Érica, faço parte da BB Seguros e darei andamento no seu atendimento. Agradeço o contato e interesse em proteger seu veículo conosco.
16:23: Foi para você que eu contei a situação dramática em que vivo e você então disse que estudaria a melhor proposta para mim?
16:30: esse é meu primeiro contato com voce
16:39: Poderia me ligar para conversarmos um pouco? Prometo ser rápido e objetivo.
 
Como eu tinha escolhido a opção “Receber ligação”, desencanei e fui cuidar da vida. Ao voltar para a frente do computador lá estava a mensagem repeteco:
:
17:24: Por falta de interação o atendimento foi encerrado. Para voltarmos a nos falar será necessário que realize novo preenchimento neste canal, ou então faça contato no telefone 0800 729 0400.
17:24: Seu atendimento por aqui foi encerrado. Se precisar de mais informações pode entrar em contato conosco pelo Whatsapp  (11) 4004 7000. Até breve!
 
Aí eu realmente fiquei putíssimo e liguei para o 0800. Despejei sobre a coitada que me atendeu toda a minha ira e exasperação pelo fato de ser obrigado a ficar de olho na telinha (para mim ilegível) do celular ou com a bunda colada na cadeira do micro, uma situação de enlouquecer até um psicólogo da linha freudiana. E terminei sugerindo: “mate esse algoritmo, essa inteligência artificial que exige que estejamos à sua disposição e não o contrário disso”.
 
Copiando uma frase lida em algum lugar, “Alguém pode me passar o número do suporte técnico para a paciência humana? Acho que estou com o estoque zerado”. E até agora não renovei meu seguro.

2 comentários:

  1. Rapaz, nem me fala, que esse tipo de coisas me deixa profundamente puto da vida. Eu praticamente dou soco na parede. Só não jogo o celular ou o computador no chão porque não tenho dinheiro para comprar outros.
    Como não tenho carro nem tenho que pagar seguro de carro, essa aporrinhação não me atinge.
    Estou devendo uma grana a um banco. Parei de pagar uma dívida porque eu estava apertado e precisava dar prioridades às prioridades. Aí vem uma ser humaninha me oferecendo um ótimo acordo onde eu teria que pagar uma quantia que eu não poderia pagar depois de eu explicar que não poderia pagar...resultado: deixa a dívida rolar, um dia a gente acerta, disse eu à atendente. Pelo menos era de carne e osso.

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    Respostas
    1. Pois é, meu caro, o que sei é que "nada será como antes amanhã", como cantou o Milton. Minha capacidade de prever e me acautelar com o que pode acontecer no futuro (às vezes extremamente próximo) ajudou muito a ficar no ponto em que estou, ou seja, na merda.

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RENOVANDO O SEGURO

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