quinta-feira, 31 de agosto de 2023

VOLTEI A LER

A falta de sono, ou melhor, a impossibilidade de dormir serena e continuamente durante a noite fez com que eu abandonasse a leitura simultânea de três livros que ganhei de presente. Se a leitura de apenas um já estava impraticável, imagine(m) três!  Mas aí o mundo girou, eu fiquei menos pessimista com o futuro, consegui dormir um pouco mais, o Blogson atingiu o nível mais alto de irrelevância e eu pensei comigo:

- Quer saber? Vou voltar a ler meus livros, um de cada vez.

 

Descobri que não me lembrava mais de nada (nem me lembrarei quando acabar a leitura). Por isso, resolvi começar do zero. E o livro escolhido foi "CATÁSTROFE", de Niall Ferguson. 

 

Logo na introdução encontra-se um trecho do poema "A um rato", do para mim desconhecido Robert Burns. Robert quem? A internet informou tratar-se de um poeta escocês que viveu na segunda metade da década de 1700 (1759 a 1796). E por ter-me identificado com os versos publicados, resolvi transcrevê-los aqui no blog.

 

E tem mais: como prova de boa vontade e apreço pelo(s) leitor(es), transcrevi também uma versão em escocês e uma em inglês, numa espécie de "Pedra de Roseta" digital reversa. Olhaí.

 

VERSOS PUBLICADOS NO LIVRO

Contudo, és feliz, se comigo comparado!

O presente apenas te incomoda

Enquanto eu, oh! Quando para trás olho

Para as perspectivas sombrias

E quando olho para frente

Vejo apenas o medo!

 

THE ORIGINAL SCOTS

Still, thou art blest, compar’d wi’ me!

The present only toucheth thee:

But Och! I backward cast my e’e,

On prospects drear!

An’ forward tho’ I canna see,

I guess an’ fear!

 

ENGLISH TRANSLATION

Still you are blessed, compared with me!

The present only touches you:

But oh! I backward cast my eye,

On prospects dreary!

And forward, though I cannot see,

I guess and fear!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...