sábado, 19 de agosto de 2023

CUIDADO!


Recebi via zap este texto de um amigo e achei que deveria aproveitá-lo no Blogson, pois é o sonho de um mundo melhor, mais culto, menos violento. Mesmo que seja apenas um sonho. Como disse o John Lennon, "Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único”. Olhaí.
 
 
Cuidado, é um perigo sair de casa e se deparar com alguém lendo Guimarães Rosa!
 
De repente, ao sair com seu companheiro ou companheira, ser surpreendido por alguém lendo Machado de Assis em um café ou lanchonete. E no piquenique, seu filho brincando, ver subitamente alguém lendo Cecília Meireles.
 
E nas páginas policiais de um jornal, todos os dias, ler um escrito de Jorge Amado, Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade.
 
Quem entra numa biblioteca não tem apreço pela ignorância. Está premeditando praticar um atentado contra o desconhecimento, uma emboscada à desinformação.
 
Fico imaginando um mundo com as facções disputando em rodas de leitura quem vai espalhar obras do Arcadismo, do Romantismo, do Realismo e do Parnasianismo.
 
Fico pensando qual será minha reação se, andando despreocupadamente pela rua, alguém armado com um livro, disser: -"Parado aí, isso é um poema!" E me atingir com rimas de Cora Coralina.
 
E se no cruzamento, com o sinal fechado, alguém bater no vidro e, de livro em punho, anunciar um trecho de João Cabral de Melo Neto.
 
Já pensaram se em vez de violência contra a mulher os homens passarem a praticar a leitura com as mulheres? Ou num ato mais tresloucado ainda, dedicar-lhes poesias?
 
Poesias são melhores do que rosas e flores, pois podem ter todos os cheiros, todas as cores e podem ser despetaladas como flores: "Bem me quer, mal me quer" e não murcham nunca.
 
Se todo cidadão tiver a autorização para portar um livro, inclusive fora de casa, ele estará seguro contra a idiotice, a burrice e a incompetência.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...