segunda-feira, 28 de agosto de 2023

DIZ AÍ, BERNARD SHAW! - PARTE 2

 

A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência, mas à sua capacidade de adquirir experiência.

Não existe amor mais sincero do que aquele pela comida.

A ciência nunca resolve um problema sem criar pelo menos outros dez.

As pessoas que sobem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram o que querem, e que, se não o encontrarem, fazem-no.

A escravatura humana atingiu o seu ponto culminante na nossa época sob a forma do trabalho livremente assalariado.

Uma mulher preocupa-se com o futuro até encontrar um marido, enquanto um homem apenas se preocupa com o futuro depois de encontrar uma mulher.

Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos.

O homem razoável se adapta ao mundo; o irascível tenta adaptar o mundo a si próprio. Assim, o progresso depende do homem irascível.

Temos tempo bastante para pensar no futuro quando já não temos futuro em que pensar.

Os capazes criam, os incapazes ensinam.

Quem pode, age. Quem não pode, ensina.

O autor capaz cria; o incapaz informa.

Aquele que pode, faz. Aquele que não pode, ensina.

Do modo como a concebemos, a vida em família não é mais natural para nós do que uma gaiola é para um papagaio.

O segredo do sucesso é ofender o maior número de pessoas.

Precisamos de algumas pessoas malucas, vejam só para onde as pessoas normais nos levaram.

O poder não corrompe os homens; mas os tolos, se eles adquirem uma posição de poder, eles a corrompem.

Há uma única religião, embora haja centenas de versões da mesma.

Quando um estúpido faz algo de que se envergonha, diz sempre que esse é o seu dever.

O mundo jamais será tranquilo enquanto não se extinguir o patriotismo da raça humana.

O nosso direito de consumir felicidade sem produzi-la não é maior do que o de consumir riquezas sem produzi-las.

Inocente é aquele que não foi apanhado em flagrante.

Todas as grandes verdades começam por ser blasfêmias.

Tudo o que os jovens podem fazer pelos velhos é escandalizá-los e mantê-los atualizados.

Procura desenvolver os dotes intelectuais e morais e a felicidade apresentar-se-á.

A virtude não passa de tentação insuficiente.

Todas as religiões são conspirações contra os profanos.

O que realmente deixa um homem lisonjeado é o fato de você o considerar digno de adulação.

Nada é feito neste mundo até que os homens estejam prontos a se matarem uns aos outros para que seja feita alguma coisa.

Pouca gente pensa mais de duas ou três vezes por ano; eu ganhei reputação internacional a pensar duas ou três vezes por semana.

Os animais são meus amigos e eu não como meus amigos.

Não tenho preconceitos, odeio a todos igualmente.

Dizer que um crente é mais feliz do que um cético é como dizer que um bêbado é mais feliz do que um sóbrio.

O único homem que se comporta de forma sensata é meu alfaiate. Ele tira minhas medidas novas todas as vezes que me vê, enquanto todos os outros continuam com suas medidas velhas e esperam que eu caiba nelas.

Não sei quem são as melhores pessoas para criar os filhos, porém sei que os pais são os piores.

Se você tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho outra, e nós as trocamos; então cada um terá duas ideias.

O amor é um enorme exagero de diferença, entre uma pessoa e as restantes.

Nós não paramos de brincar porque ficamos velhos, nós ficamos velhos porque paramos de brincar.

2 comentários:

  1. Gostei especialmente dessa, parece algo que digo há muito tempo quando dizem que sou biólogo : "Os capazes criam, os incapazes ensinam".
    Não sou biólogo, sou licenciado em biologia, eu só conto as histórias que outros escreveram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conta ótimas histórias, mesmo que não sejam sobre biologia. Depois da terceira parte, só para encher linguiça publicarei minha seleção das melhores, mais ferinas, mais inteligentes ou mais engraçadas.

      Excluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...