quarta-feira, 12 de julho de 2023

PESADELO POUCO É BOBAGEM

 
Um dia, lendo o livro Sapiens do Yuval Harari, descobri que várias espécies de humanos coexistiram com nossos antepassados pretensiosamente por nós denominados de Homo Sapiens Sapiens. Alguns inclusive fizeram um rala e rola com os de nossa espécie, caso dos Neandertais e denisovanos, que nos deixaram de herança alguns genes que não possuíamos. Mas existiram também os Homo Luzonensis, Naledi, Floresiensis e talvez outros que não consegui descobrir na internet.
 
Confesso que essa descoberta, anabolizada pelos irrefutáveis comentários e argumentos do Harari, baratinaram minha mente e abalaram minhas crenças. Depois, graças talvez ao “gene da religiosidade” que devo possuir, o assunto amorteceu e ficou semelhante a aquele prego no sapato que te machuca o pé mas você consegue suportar e até esquecer.
 
Hoje, entretanto, talvez por não ter tomado a bebida dos deuses (o leite e o toddy tinham acabado), esse assunto voltou à minha mente, mas na forma de um sonho/pesadelo onde converso com Deus. Na verdade, para não escandalizar as almas mais sensíveis confesso que não conversei diretamente com Ele nem Ele apareceu para mim atrás de uma nuvem ou sarça ardente. Ele simplesmente me ignorou. Mas as perguntas que fiz ou quis fazer a Ele permaneceram em minha mente, pois tenho muitas dúvidas, muitos medos e muita perplexidade.
 
Mesmo assim, numa boa, se eu fosse Ele, ou responderia minhas questões ou já me fulminaria com um raio, que é para eu deixar de ser besta, mesmo que fossem dúvidas simples, talvez um pouco atrevidas ou inoportunas e que eu me dirigisse a Ele da forma mais respeitosa possível:
 
Senhor, Vós criastes nossos ancestrais Adão e Eva à Vossa imagem e semelhança. Ouso acreditar que essa semelhança jamais foi física, mas apenas nos destes a capacidade de pensar e de decidir. Mas Vós sabíeis, sempre soubestes que a criatura nunca se igualaria a seu Criador, pois se Vós tudo podeis e sabeis, nós somos cheios de dúvidas, medos e incertezas.
 
E aqui imploro Vosso perdão por minha impertinência: se Vós trabalhastes em tantos protótipos, por que escolhestes ou deixastes que justamente o mais perverso, o mais belicoso, o mais invejoso, alguém que mata por prazer, um esfomeado como dez bandos de gafanhotos fosse progressivamente ocupando a Terra, dizimando e extinguindo seus irmãos e destruindo o meio ambiente? Diziam os antigos que insondáveis são os Vossos caminhos e inescrutáveis Vossos juízos, mas eu ouso perguntar mesmo assim: por que Vós escolhestes logo um Caim para ancestral de nossa espécie?
 
Por que Senhor, não deixastes evoluir qualquer outro de nossos irmãos, como os Neandertais (de cérebro maior que o nosso) ou até mesmo o Homo Floresiensis, tão pequeno que recebeu o apelido de “hobbit”. Ou o recentemente descoberto Homo Luzonensis, também tão pequeno que eu carinhosamente o chamaria de “Chaveirinho” (para diferenciar do “hobbit”). Por que, Senhor?
 
Foi aí que eu acordei, olhei o relógio que marcava 02h32, virei para o outro lado, disse para mim mesmo: “Por quê? Foda-se o por quê!” e voltei a dormir.

Um comentário:

  1. Você parece estar envolvido em mais uma contenda com alguém. Isso não me diz respeito. Por isso apenas leio e vou cuidar da minha vida

    ResponderExcluir

O PENSAMENTO LÚCIDO E EQUILIBRADO DE FERREIRA GULLAR

  Creio ter sido o Chico Buarque quem disse que “a inspiração é uma dádiva da juventude” . Outros já disseram coisa semelhante, mas não cons...