segunda-feira, 10 de julho de 2023

A VERDADEIRA ESSÊNCIA

  
“Sabe você o que é o Amor? Não sabe, eu sei”. Esses versos, parte da letra da música “Sabe você” (linda!), foram escritos pelo Vinicius de Moraes. Poderia até ser mais um poema dos tantos que escreveu, mas de alguma forma talvez tenha mais a ver com sua experiência amorosa, pois foi casado nove vezes.
 
Pensei nisso por ter acordado hoje com uma sensação de fracasso, de ser um fracassado, um fracasso, de ter fracassado na vida. E , sinceramente, não é por depressão, frescura, cansaço físico e mental ou força de expressão. É a constatação de que tudo ou quase tudo que publiquei neste blog sete vidas é fruto apenas de presunção, vaidade, soberba, nunca por experiência, nunca por conhecimento real sobre as banalidades e platitudes que escrevi despreocupadamente.
 
Tenho convivido com tanta dor física, sofrimento e tristeza que posso até estar equivocado, mas hoje eu acredito que quem pode falar de saúde é quem está doente, com dor; quem pode falar ou entender de alegria é quem a perdeu; idoso é quem pode falar de juventude com propriedade, e por aí vai. Para não me estender nesta lenga-lenga ridícula, posso dizer que quem entende verdadeiramente a essência das sensações é quem as sentiu e perdeu, não sente mais.
 
Ou, como disse o Chico Anysio a um amigo que parecia querer escrever um livro sobre casamento: “Quem é casado há quarenta anos com dona Maria não entende de casamento, entende de dona Maria. De casamento entendo eu, que tive seis”. Perfeito!

3 comentários:

  1. Pondo os pingos nos is: Eu sempre gostei de brincar, de falar besteiras, de fazer trocadilhos, isso é parte real de mim, não é o traço de um "personagem". Gosto de brincar com a ideia do "Jotabê" por ridicularizar pessoas que se referem a si mesmas na terceira pessoa, tipo o Pelé fazia, meu cunhado fodão fazia. Eu sempre achei isso uma coisa digna de pena e por isso mesmo comecei a brincar assim no blog, só de sacanagem. Na vida real sou chamado de Zé e Zezinho por parentes e amigos e de Botelho (meu sobrenome) por ex-colegas. Sou 100% de família, mas por ter depressão congênita, sinto-me solitário até em festas de família. Inconformado com a velhice já fui, hoje já estou velho e torcendo para morrer rápido (apesar dos amores máximos da minha vida - mulher, filhos, filhas do coração e netas).
    E ninguém está morrendo ou morrerá precocemente (pelo menos é no que creio), pois os tratamentos que estão sendo feitos são o que há de mais moderno e com ótimas expectativas de sucesso. O problema é o intervalo entre a primeira e a segunda parte, pois neste momento o que há é muita dor e sofrimento, não em decorrência da doença principal (câncer), mas da imobilidade que fragilizou o organismo. Sim, a vida não está fácil, pois às vezes acordo com intervalos de uma hora e isso está me esgotando física e mentalmente. Mas continuo achando graça de tudo e rindo o tanto que posso, pois cheguei à conclusão que a vida é uma coisa sem nenhum sentido. E rio de q

    ResponderExcluir
  2. E rio de quem acredita ter. Espero ter sido claro e tranquilizador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODOS comentários são bem vindos. Não tenho sentimentos de paixão por pessoas que desconheço. Algumas são engraçadas, outras não.

      Excluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...