terça-feira, 1 de setembro de 2020

TERÇANDO ARMAS


Mesmo que anteontem fosse domingo, resolvi terçar armas com alguém (com esta piada horrorosa o texto já saiu desandado). Um amigo de facebook bolsonarista até a medula publicou em seu perfil do Facebook uma imagem da “Gazeta Brasil” com a seguinte frase: “Bolsonaro vai inaugurar 33 obras no 2º semestre: ‘inacabadas há 10, 20, 30, 40 anos’”. Logo abaixo da frase aparece nosso mitômano desamarrando um laço de fita em algum lugar deste país.

Esse amigo é especialista em louvações exageradas ao presidente. Como eu o conheço pessoalmente e movido por puro deboche, provoquei:

“O que não se faz para ser reeleito!” Creio não ter demorado nem vinte minutos e meu amigo reagiu:

“acho que vc prefere ver a população continuar sendo dizimada por tanta roubalheira e canalhice de esquerdopatas. Lamentável,.eu não consigo entender pq pessoas íntegras e mto inteligentes,preferem ver a população ser privada de tudo,inclusive com obras inacabadas, ao invez de torcerem por alguém,que até o momento,está acima de qualquer suspeita. Vou morrer sem entender isso”.

Para piorar, uma de suas amigas me chamou de petista, ofensa que considero gravíssima. Aí resolvi parar de brincar e escrevi uma resposta que deve ser a mais longa que fiz até hoje. Como o Blogson é também uma blogoteca, um arquivo semi-morto da minha visão, do que penso e sinto, resolvi publicar o tijolão (sim, eu sei que tenho mente de acumulador misturada a um ego de proporções continentais!). E o pior é que hoje é terça! (outra piadinha nauseante).

Eu jamais preferiria isso! Como deve se lembrar, eu votei nele (e me arrependo muito). Mas não sou apoiador incondicional de nada nem de ninguém, permito-me olhar para atitudes como essa sem deslumbramento. Você acha uma maravilha, eu acho uma obrigação terminar obras inacabadas (que talvez nem devessem ter sido iniciadas). Todo político que quer se reeleger deixa para inaugurar obras perto das eleições. Isso é assim desde que me entendo por gente.

Os políticos resolvem construir obras sem ouvir ninguém (ou ouvem mas não ligam) pois se julgam superiores a seus eleitores. Só que não. Quando o Lula falou em transposição do São Francisco eu odiei a ideia, muitos especialistas foram contra, opinaram tecnicamente contra, mas não adiantou. A mesma turma de construtoras de sempre caiu matando. Você acredita que as obras foram superfaturadas? Eu tenho 90% de certeza de que sim, pois infelizmente há essa cultura no Brasil independente de qual partido está no poder. Aí vai o Bolsonaro e inaugura uma merda de uma obra (um trecho, na verdade) inventada e iniciada no governo do PT. Eu, se fosse ele, teria vergonha de fazer isso.

Então essa ideia de sair inaugurando obras paradas há 40 anos é sinal apenas de interesse eleitoral. Se a obra fosse tão importante ela teria ficado tanto tempo paralisada? Veja a Ferrovia do Aço: há túneis prontos, pilares de viadutos prontos e outras obras que não prestam para mais nada, tudo abandonado, pois a FCA que explora hoje a ferrovia não se interessou por esses esqueletos, que servem apenas de testemunha para a falta de vergonha na cara de quem os imaginou.

Inaugurar obras é bom? Claro que é, mas precisamos saber se essas obras ainda tem serventia. E, para mim, isso não é motivo de orgulho. Se tem serventia é obrigação, não precisa ficar no oba-oba eleitoral. Na próxima eleição para presidente pretendo votar novamente em um candidato de direita ou centro direita, mas jamais em um maluco de extrema direita radical. Isso é o que nos faz divergir: você aplaude tudo e eu olho com desconfiança, pois não confio nas boas intenções dele. Um cara que fala em Deus o tempo todo em um país laico, um cara que diz estar do lado da ciência mas teima em não usar máscara, um cara assim não merece meu respeito e menos ainda admiração.

Até agora não obtive resposta.


3 comentários:

  1. muito grande pro povo ler
    concordo com tudo q disse
    vc já é coroa e percebe que nada muda no brasil - são sempre os estratagemas. deve ser assim pq funciona para os políticos, já que a população em sua maioria é de semi-analfas e sem chance de melhora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Scant, avaliando melhor, quase ninguem tem mesmo saco de ler textão na internet. Ainda mais quando escrito por um "anônimo funcional" como eu. Mas o que me irrita é a anestesia que os apoiadores radicais se auto-aplicam Você faz um comentário e o maluco saca uma defesa que não passa nem perto do que você criticou. Triste é isso. E os políticos deitam e rolam.

      Excluir
    2. Esqueci de dizer: hoje à noite (00h01min) sairá um texto de seis páginas que copiei há mais tempo da revista Superinteressante. O artigo fala da família do coronavírus, as variantes, as mutações e o que pode acontecer. Achei tão bacana que resolvi publicar na ítegra, mas com todos os créditos devidos. É um super textão, mas tão interessante que dá para ler rapidinho (sugiro a leitura na tela do computador).

      Excluir

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...