segunda-feira, 28 de setembro de 2020

MANUAL DE BOAS AÇÕES


Tenho percebido que alguns de meus novos amigos virtuais são dedicados investidores e estão certíssimos em preocupar-se com isso (parece que o "One" é o paradigma dessa turma). Sinceramente, morro de inveja de quem trafega com desenvoltura nessa área. Sempre quis investir em ações, mas creio que as tentativas aconteceram naquela fase em que alguém definiu como o momento em que a Bolsa de Valores é assunto até para engraxates, significando que naquele momento estaria ocorrendo na população em geral um perigoso otimismo sobre a valorização das ações. Até cheguei a comprar ações de algumas empresas, mas minha carteira era tão insignificante que eu dizia estar aplicando em "pochete de valores", pois "aplicação em bolsa" estava muito além das minhas possibilidades (o nome que eu realmente usava não é "pochete", mas este é um blog que se dá ao respeito). A título de curiosidade, algumas das ações que comprei eram da Sharp brasileira (ótimo investimento, concordam?). 

Segundo o quaquilionário Warren Buffett “a maioria das pessoas se interessa por ações quando todo mundo está interessado. O momento de interessar-se é quando ninguém mais se interessa. Não se ganha dinheiro comprando o que é popular”. O cara é muito foda! Perdão, acho que preciso moderar ainda mais minha linguagem já normalmente moderada, pois há senhôras lendo o blog.

Feito o devido reparo e voltando ao terceiro homem mais rico do mundo, o que sei é que ele é (ou já foi) o maior investidor individual da Coca Cola. Talvez isso nem seja tão digno de nota, pois ele é tão velho (ele consegue ser mais velho que eu!) que deve ter começado a investir quando nem a fórmula do refrigerante havia sido ainda inventada.

Mas o cara é realmente muito bom. Recentemente, pouco antes da pandemia, disse que estava pensando em reduzir os investimentos em companhias aéreas. Mais premonitório, impossível. Mas nem todos seus conselhos e dicas podem ser seguidos à risca. Como este, por exemplo: “Só compre algo que você ficaria perfeitamente feliz em segurar caso o mercado fechasse por 10 anos”. Com a idade em que estou, pensar em cenários a acontecer com prazos de dez anos ou mais é algo incompreensível e até mesmo contraindicado.

Alguém já disse que se devem comprar ações e depois se esquecer delas, pois devem ser pensadas como aplicações de longo prazo. Como assim? Só mesmo um jovem (de sessenta anos para baixo) poderia cometer uma temeridade dessas! Já pensou se um sujeito com a minha idade – que não tem certeza nem da hora em que se alimentou pela última vez – resolve comprar ações como investimento a longo prazo? Provavelmente nunca mais se lembrará do que fez, onde comprou e o que comprou.

Mesmo que não entenda chongas nenhuma disso, imagino que piores ainda são os investimentos com prazo de resgate pré-estabelecido. Já pensou no impacto disso em alguém como eu? Investimento com longo prazo de resgate para alguém com curto prazo de “retorno”? Definitivamente não dá.

Por isso, fico tentado a pedir conselhos a meus amigos doutores na matéria: em que posso ou devo investir cem merréis por mês? Mesmo que o Warren Buffett seja um grande investidor em cerveja, preciso lembrar que a quantia de que disponho não paga nem uma rodada da loura gelada. Além do mais, eu nem gosto de cerveja! O que fazer então?



13 comentários:

  1. Rapaz, eu também não nasci para ficar rico. Dá muito trabalho, muita dor de cabeça.
    Falando em cerveja, e a Belo Horizontina? Voltou a circular normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só ela, creio que nenhuma cerveja da Backer está circulando. Imagino que a empresa já dançou e esqueceu de avisar.

      Excluir
  2. cara,
    gosto do bastter (livros, forum, podcast etc), mas se for começar aqui é mais rápido: https://viagemlenta.com/o-que-e-alocacao-de-ativos-guia-para-iniciantes/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, Scant.Cada vez mais me convenço de que deve ter muitos amigos, pois é super gente boa.

      Excluir
    2. Super dica essa hein, Scant! Viu só Jotabe, dê uma lida nesse post do André que é uma baita aula!!!

      Excluir
    3. não tenho muitos amigos e minha meta é não encher o saco dos outros nessa vida - já bastam os problemas da vida em si

      Excluir
    4. E eu achando que eu era muito severo comigo mesmo!

      Excluir
  3. Grande, JB! Fico honrado demais com sua menção e volto a falar que somos um livro aberto, os inúmeros blogs de finanças estão para lhe dar um norte de onde começar, onde alocar dinheiro, onde fazer o que quiser, independente se ficará com a ação por longos anos e ou curto prazo como tu mesmo disse! haha

    E, percebo certa maestria em suas palavras citando muita coisa boa sobre investimentos, tu esta é escondendo o ouro, sabe é até mais de nós... nós jovens em busca de conhecimento e acumulo de boas empresas e negócios... Tu vem com vasta experiência de alguém que conhece a vida, conhece os percalços de uma longa jornada neste enorme pequeno brasilzão!
    Mas, sem me alongar muito, mais um ótimo texto teu, meu caro! Esplêndido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço as palavras elogiosas e as dicas, mas, sinceramente, não entendo porra nenhuma disso. Na época em que comprei algumas ações eu creio que até ganhava bem, mas, além de quatro filhos, eu nunca fui muito bom para economizar grana. Por isso, meus "investimentos" eram modestíssimos, feitos na base do "eu acho". Cheguei a ver a merreca investida dobrar de valor mas não vendi. Quando finalmente resolvi vender, apenas recuperei o que tinha gasto (de verdade!). E claro, meti o pau no dinheiro.

      Excluir
    2. Entendo, Jotabe, se me permite, com quantos anos tu esta? Porque, imaginou eu, tu já é aposentado certo? Então, para quÊ esquentar a cabeça não é... deixa a vida te levar e vá curtir, deixe o investir com teus filhos e filhas, e parabéns pelos 4! Deve ser uma familia sensacional criados por ti...

      Excluir
    3. Meu caro One, fico ruborizado de dizer que tenho setenta anos (foda!). E você está corretíssimo - ou quase isso, pois estou mais perto da morte me levar que da vida (piada!). O texto foi uma brincadeira com esse assunto que eu tanto curti (ainda curto), mesmo sem nunca me dedicar nem um pouco a conhecê-lo melhor. Às vezes penso que seria bom entender um pouco desse mundo para trocar uma prosa com meus filhos (que realmente são sensacionais), para que eles se dediquem um pouco a isso enquanto é tempo (mesmo sabendo que provavelmente nunca atigirão a marca de one fucking million). Mas você me deu a ideia de publicar um post hilário (claro que o autor não sou eu) sobre a Bolsa de Valores. Vou procurar aqui em casa, espanar a poeira dos séculos e postar. Creio que gostará. Abraços.

      Excluir
    4. São sensacionais e privilegiados com o paizão que tem! Grande JB!

      E, 70 anos tem muito chão pela frente, irei te ver escrevendo por aqui por muitos anos ainda hein! Inclusive, já estou ansioso pelo próximo post!!!

      Excluir
    5. Olha, One, menos, menos! Aqui em casa o privilégio é só meu. Quanto aos posts, a única coisa que posso garantir é que você poderá lê-los até 15 de dezembro, pelo menos (um sairá daqui a pouquinho), pois tenho 27 programados. Infelizmente, não encontrei o que tinha prometido transformar em post. vou tentar reproduzir, mas não ficará tão engraçado quanto o original.

      Excluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...