segunda-feira, 28 de setembro de 2020

BOLSA DE AMORES - MÁRIO REIS


Pensei em mencionar esta música no post que acabei de publicar. Como era mais um texto "sem noção" relacionado a ações, investimentos e Bolsas de Valores, achei melhor fazer novo post dedicado apenas a essa delícia de música. Foi composta pelo Prêmio Nobel de Literatura Chico Buarque. Tudo bem que ele (ainda) não tenha ganhado o prêmio, mas se até o Bob Dylan ganhou, por que nosso Chico não pode ganhar? Merecimento ele tem de sobra.
 
A história é a seguinte: o cantor Mário Reis pediu ao Chico uma música para o disco (o último) que lançaria em 1971, depois de anos e anos afastado da carreira de cantor. Como era de família rica, morou no Copacabana Palace de 1957 até morrer, em 1981. Tinha uma interpretação suave e sincopada, diferente dos cantores de vozeirão que existiam na época em que gravou a maioria de seus discos. Por esse estilo pessoal é considerado um dos precursores (ou influenciadores) da bossa nova (particularmente, acho que não tem nada a ver). Mas vamos à música. A letra do Chico é tão boa que merece ser lida enquanto se ouve a gravação. Olhaí:
 
Comprei na bolsa de amores
As ações melhores
Que encontrei por lá
Ações de uma morena dessas
Que dão lucro à beça
Pra quem pode
E sabe jogar 
 
Mas o mercado entrou em baixa
Estou sem nada em caixa
Já perdi meu lote
Minha morena me esquecendo
Não deu dividendo
Nem deixou filhote
 
E eu que queria
De coração
Ganhar um dia
Alguma bonificação
 
Bem me dizia
Meu corretor
A moça é fria
É ordinária
Ao portador

 




6 comentários:

  1. Essa, eu não conhecia.
    Todo castigo pra corno é pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou fã do Chico Buarque (apesar da sua visão política). E tenho um pouco de TOC. Por isso, um dia entrei no site dele e descobri que havia um grupo de umas cinquenta músicas fora de sua discografia. Peguei a lista e passei para meu filho: "Descola essas músicas para mim". Ele conseguiu (na época) baixar em mp3 quase a lista completa. Essa é uma das melhores. Há também uma terceira versão (gravada pela Simone) da música "O que será" (gravada pelo Milton e pelo Chico).

      Excluir
  2. Ouvindo sem moderação, valeu Jota Be!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. daqui dois posts sairá um negócio bacana (para mim, lógico) sobrealgo relacionado a este post.

      Excluir

ALELUIA!

  Há muito tempo, deixei de comentar as notícias que lia nos grandes portais da internet. Esses comentários recebiam títulos como "Come...