sábado, 19 de setembro de 2020

DESEMBUCHA!

 
Meu amigo virtual e gente boa Scant fez um comentário no post anterior que me estimulou a contar um caso rápido. Creio que quem mais gostará de conhecer esta história é o também gente boa Ozymandias Realista, outro amigo virtual. Bora lá.
 
Em 2001 meu filho mais velho e um amigo de serviço resolveram criar um site que hospedaria blogs de amigos e parentes. Era um projeto pessoal, não lucrativo e, detalhe importantíssimo: foi o primeiro sistema brasileiro de publicação e hospedagem de blogs! Quem desejava publicar alguma coisa, entrava no site, criava um blog e começava a postar. Meu filho comentou que tinha um sujeito que era engraçadíssimo, com textos geniais.
 
O movimento foi aumentando, aumentando, os acessos foram crescendo, pois os blogs estavam se popularizando na época. Esse aumento cada vez mais expressivo começou a inviabilizar a ideia. Encontrei este texto na internet, falando sobre esse site: “O projeto logo tomou proporções maiores, mas devido ao aumento de blogs hospedados, manter o servidor se tornou muito caro para um serviço que era gratuito e não gerava receita”.
 
 “Um projeto que poderia ter dado MUITO certo se tivesse recebido investimento na época, como é feito hoje em dia. Vale lembrar que foi o primeiro serviço brasileiro de hospedagem com sistema próprio. Desenvolvido pelos criadores. Imagina se a parada tivesse dado certo? Quem sabe não teríamos o nosso próprio WordPress brasileiro?”
 
O nome desse site era “Desembucha.com”. Como não tinham nenhum patrocinador e estavam pagando uma grana crescente para manter um site hospedeiro gratuito, acabaram por abandonar a ideia. Algum tempo depois alguém registrou o ótimo nome que tinham bolado.
 
E esta é a resposta ao comentário de meu amigo Scant. Uma coisa é certa: se um dia decretarem que será cobrada alguma taxa, qualquer taxa, de qualquer valor para que o Blogson continue a navegar sua irrelevância pela internet, esse será o dia do Ragnarok do blog da solidão ampliada. A outra hipótese – várias vezes abordada aqui – será a demência e/ou morte do blogueiro. Mas essa já é outra história.

7 comentários:

  1. quando presente se torna passado começa a ter significado
    um desses 'e se...' da vida q poderiam ter mudado tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Ela tinha apenas 24 anos quando criaram o Desembucha. Talvez faltasse a eles aquele espírito de predador dos empresários de sucesso ou tempo para buscar parcerias, essas coisas.

      Excluir
    2. Que história do caralho, Jotabê. E você não tinha um blog naquela época, não?
      Ele poderia estar milionário a esta altura. Mas milionário às custas de ter um espírito predador? Nunca achei que compensasse. Tenho certeza de que ele está melhor como está hoje.

      Excluir
    3. Legal que tenha gostado. Mas vou te dizer que até 2014, ano da criação do Blogson, eu não sabia nem tinha interesse em descobrir o significado de "blog". Sei que ele me falou do site, mas eu não estava nem aí. Internet era uma coisa que estava além do meu horizonte.
      Tínhamos computador em casa, mas eu não chegava perto nem para tirar a poeira. Eu era 99% analógico. A única coisa que eu sabia fazer era mexer (mal) com Excel, pois o trabalho me obrigava a isso. Nem e-mail eu tinha.

      Excluir
    4. Quando eu disse "predador" eu me referi à gana que as pessoas empreendedoras têm para prosperar. Para elas não existe tempo ruim. Creio que ele tinha acabado de sair da faculdade. Apesar do amor absoluto, sem medidas que eu e minha mulher sempre devotamos aos "meninos", eles foram vítimas de uma educação bastante castradora e repressiva (repetindo um pouco a nossa própria história).
      Mesmo sem saber seu QI, tenho a certeza de que ele está próximo de gênio, tão brilhante e multitalentoso é. E se está melhor ou pior, não tenho como avaliar. Sei que está sempre na dele, não bebe não fuma nem usa drogas ilícitas e é fã da saga Star Wars (já foi a São Paulo para assistir a pré-estreia de um dos filmes no Brasil). Por isso é que eu sempre digo que nunca fui pai de nossos filhos, apenas fã, apenas presidente do fã-clube. E quando eu quis ser pai foi uma tragédia.
      Seu comentário vai provocar uma mudança na programação do blog. Vou deslocar para hoje um texto que escrevi em agosto e que tinha programado para sair só em outubro. Ele é citado apenas “en passant”, mas mostra que o divertido e sem noção Jotabê não passa de um ogro agressivo que se oculta atrás de um velhote inofensivo de novela das seis.

      Excluir
    5. Se por educação castradora e repressiva, você está a dizer limites e valores, eu também fui "vítima" de uma e procuro transmiti-la ao meu filho. Nunca bati nele, mas trago ele meio que na linha dura quanto às suas mínimas obrigações. Brinco muito com ele; tenho mais tempo que o meu pai tinha quando eu tinha a idade do meu filho.
      E o "ogro" que você diz ter sido talvez não esteja se ocultando atrás de um velhote sem noção, talvez tenha aprendido, talvez tenha tido o tempo para repensar, talvez tenha mesmo se transformado num velhinho de novela das seis. ãlgum arrependimento, algum remorso, todos temos. Não dá pra viver duas vezes, só viver diferente o tempo que nos resta.
      Vou aguardar o texto.

      Excluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...