quarta-feira, 8 de abril de 2020

EU E O PRESIDENTE


O Bolsonaro teve uma evolução mais rápida na minha mente que a disseminação do Coronavírus pelo mundo afora. Até o início da campanha para as eleições de 2018 eu nem sonhava com sua existência. Depois, com a facada que levou (que gente rancorosa e de má vontade teima em chamar de “fakeada”), fiquei totalmente solidário a ele, condenando o radicalismo que estava surgindo.

Votei nele no segundo turno e passei a torcer muito para que fizesse um bom governo. Mas, parece que ele não pensava nisso ou nem sabia direito o que fazer. E aí começou a fritar ministros, a dizer sandices cada vez mais estarrecedoras, a agredir sistematicamente a imprensa e qualquer um que o critique. Cada frase destemperada aumentava minha tristeza e irritação.

Aos poucos a tristeza foi sendo substituída por desprezo. E quanto mais eu sentia desprezo por ele e me irritava com sua falta de educação, de compostura e equilíbrio, mais eu me indispunha no Facebook com seus apoiadores mais míopes, mais intransigentes, mais radicais. Ao ponto de um de meus cunhados ter cancelado nossa “amizade de facebook” (creio que na vida real também) e de ser chamado por um desses idiotas de “comunista”. Logo eu que odeio o comunismo e tudo o que se assemelhe a ele (PT, por exemplo – que não é um partido comunista), logo eu, um moderado de centro-direita!

Os textos a seguir são comentários e respostas extraídas do Facebook.


TESTE
Tava aqui pensando com meus “borbotões”: parece que se um motorista recusa-se a fazer o teste do bafômetro ele praticamente assume que bebeu mais que podia. Quando uma pessoa pública recusa-se a mostrar seu resultado do teste de Coronavírus ela não estaria também implicitamente assumindo que foi contaminada?


LOBO
Se for verdade que “o homem é o lobo do homem”, um caso particular disso seria: “O maior inimigo do Bolsonaro é o próprio Bolsonaro”.


JORNALIXO
Jornalista no Brasil deve sofrer muito! Olha as manchetes que encontrei na internet:
- Globo e Veja pregam o ódio e perseguem Lula, com vazamentos da República do Paraná
- Bolsonaro ofende a TV Globo em transmissão nas redes sociais
- TV do clã Marinho vive há vários anos sob ataque pesado das principais lideranças políticas do Brasil
Também, quem manda a filhadaputa da Globo fazer jornalismo? Se fizesse só “assessoria de imprensa” ninguém nunca reclamaria. Que mania de falar mal dos mandachuvas de plantão!


BUZINAÇO
Os bolsonaristas são adeptos de buzinaços e manifestações em praça pública – mesmo se condenadas pelo Ministério da Saúde. Já os anti-bolsonaristas gostam mesmo é de um panelaço. Eu tenho um sonho, o sonho de que um dia bolsonaristas e anti-bolsonaristas realizem uma manifestação conjunta – um buzinaço apanelado, um panelaço buzinado – contra as fake news. Mesmo quando divulgadas pelo próprio presidente.


ROBÔ
Com a ajuda de um software que identifica robôs, a UFRJ e FespSP realizaram um estudo que chegou à seguinte conclusão: 55% de publicações pró-Bolsonaro são feitas por robôs. Para chegar a essa conclusão foram analisados 1,2 milhões de tuites a favor do presidente.

Isso não me surpreende nem um pouco, pois eu sempre achei que os bolsonaristas radicais – aqueles de carne e osso – agem como se fossem autômatos. Então, para mim, tanto faz se são robôs ou autômatos, o endeusamento de um boçal é sempre o mesmo.


CHAMA O SÍNDICO!
Sabe o que o Álvaro Dias, o Daciolo, o Ciro Gomes, o Eymael, o Haddad, o Alckmin, o Boulos, o Meirelles, o Amoêdo, o João Goulart Filho. a Marina e a Vera Lúcia têm em comum? Todos foram derrotados pelo Jair Bolsonaro na última eleição.

Sabe o que mais eles têm em comum? Não precisam administrar as ações de combate à pandemia de Coronavírus no país. Aparentemente, pelo que diz ou faz, talvez o Bolsonaro pense o mesmo de si próprio.


ENRIQUEÇA SEU VOCABULÁRIO
Sabe o que é “Antolho”? Segundo o dicionário, é aquela “parte do bridão que protege os olhos do cavalo e o impede de ver lateralmente”. O coitado só consegue olhar para frente (mas não é por sua livre escolha).
Ainda segundo o dicionário, ter antolhos é “ter uma visão muito estreita das coisas que o cercam; desejar ver apenas um lado das coisas”.
Para mim, o presidente, o astrólogo, alguns de seus ministros, todos os assessores do "Gabinete do Ódio" e boa parte de seus apoiadores mais radicais usam antolhos mentais.


HASHTAG
Acho um absurdo que ainda existam pessoas a falar e pensar na hashtag #elenao. Pô, o Messias foi eleito democraticamente! Mesmo que por autômatos e pessoas equivocadas (como eu!). Por isso, proponho algumas atualizações para essa antiga hashtag:

- #elenaoparecenormal
- #elenaoebomparasetercomoamigo
- #eleaparentanaobaterbemdacabeca
- #eledivulgafakenews
- #elenaomereciasereleito

2 comentários:

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....