segunda-feira, 13 de abril de 2020

UM NINHO DE MAFAGAFOS


O astrólogo e guru do presidente Bolsonaro e de seu ninho de bolsonarinhos fez em vídeo divulgado no final de março o seguinte comentário: “O número de mortes dessa suposta epidemia não aumentou, em nenhum único caso, o número habitual de mortes por gripe no mundo (...) “Isso é o mesmo caso de dizer: essa epidemia, ela simplesmente não existe. Na verdade, você não tem um único caso confirmado de morte por coronavírus. Porque, para confirmar, você precisaria fazer o exame de cada órgão do falecido. Onde fizeram isso? Nunca fizeram nenhum.” Além disso, considerou que a pandemia é a “mais vasta manipulação de opinião pública que já aconteceu na história humana”.

Esse vídeo “infelizmente” foi removido da plataforma onde foi divulgado “por violar as diretrizes da comunidade do YouTube”.

Essas declarações são tão inacreditáveis que me fazem lembrar duas situações distintas. A primeira delas é o comentário manjado do escritor Umberto Eco quando disse: “As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade”.

Já o segundo caso é uma situação vivida por mim quando tinha uns quinze, dezesseis anos. Minha avó morreu de Alzheimer ou outro tipo de demência qualquer. Ao morrer lembrava um bebê recém-nascido Mas quando ainda estava na “fase adolescente” deixava seus irmãos e demais parentes confusos e constrangidos quando iam visitá-la. Ela ainda conversava, mas não dizia coisa com coisa. Um dia, seu irmão Oscar, um sujeito rico, chato e pedante, perguntou a ela quem eu era. Imediatamente, ela respondeu:
- É meu.
- É seu filho?
E ela, virando-se sorridente para mim:
- É... Não é?
Eu respondi na lata:
- É claro que sou, !

O que quero dizer? Isso: para mim, esse “guru” sempre fez parte da “legião de imbecis” que inferniza a vida das pessoas desde que o mundo é mundo com suas crendices e intolerâncias, com seu radicalismo, suas falsas certezas e arrogância. Mas agora, tal como minha avó, aparentemente elevou suas sandices e disparates a um nível bem mais alto, o patamar do non sense absoluto e da insanidade que só os portadores de demência incurável são capazes de alcançar e exibir. E ele já tem idade para isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....