quarta-feira, 22 de abril de 2020

THIRD STONE FROM THE SUN - JIMI HENDRIX


Recebi de meu filho esta piada de humor negro:

- Qual o primeiro show que você pretende assistir depois do fim da quarentena?
- Se tudo der certo, Iron Maiden! Se der errado, Jimi Hendrix.
Achei graça mas percebi que nunca postei nada sobre o bom e velho Jimi, um de meus artistas prediletos.

Em 1969 estava fazendo cursinho pré-vestibular. Um dia, após o termino da aula, um colega me chamou para ir com ele a uma loja de departamentos perto do cursinho. Fomos à seção de discos e ele me mostrou (ou aplicou) um disco do Jimi Hendrix, uma versão brasileira do disco “Electric Ladyland”. O original americano era álbum duplo e cheio de mulheres nuas na capa. O brasileiro, coitadinho, em plena censura, saiu com apenas um disco e uma capa bem comportada. Mas a música era muito louca. E eu, um tilelê, um bicho-grilo sem drogas embarquei nessa viagem.



Comprei a versão brasileira e comecei a procurar e comprar outros álbuns, cada vez mais difíceis de achar depois que morreu. O maior problema era a picaretagem das gravadoras. Creio que graças às disputas sobre o espólio e direitos autorais do músico, começaram a surgir discos atribuídos a ele, mas nem de longe parecidos com o som distorcido de sua guitarra. Só para se ter uma ideia, tenho dois discos com capas e nomes diferentes mas de conteúdo igual. Conteúdo, diga-se, que,talvez até eu mesmo conseguisse tocar, pois era mais um “esquenta” quase sem solo nenhum e um ritmo repetido em oito faixas diferentes. Nem preciso dizer mais, não é mesmo?

A música que escolhi para abrilhantar esta bagaça é uma das faixas do disco “Are You Experienced?”, disco de estreia do power trio The Jimi Hendrix Experience. A título de curiosidade (mórbida, diga-se), não há mais ninguém vivo. O baixista Noel Redding tinha 57 anos quando morreu em 2003. O baterista Mitch Michell morreu com 62 anos, em 2008. Por essas e outras, devo dizer que a mim bastam as gravações antigas que tenho. Por isso, dispenso lives desse artista, shows ao vivo. Ou melhor, shows ao morto. Eu, heim?






4 comentários:

  1. ". Por essas e outras, devo dizer que a mim bastam as gravações antigas que tenho." em situação semelhante, as novas soariam aos meus ouvidos como algo "errado", alguém tocando errado

    sei que não é realmente errado, mas fica uma sensação de q tá faltando alguma coisa

    a memoria afetiva é forte e como não é possível eu sair de mim mesmo, fica complicado trocar certas interpretações

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, meu caro Scant, creio que foi voc~e quem disse que eu tenho um humor "peculiar". Mesmo concordando integralmente com suas ponderações (eu sou muito "raiz" quando o assunto é música ou quadrinhos, detesto reinterpretações), a frase que provocou seu comentário era um introdução à horrorosa piada "show ao morto".

      Excluir
    2. nunca se sabe onde encontraremos um reflexo de nossa personalidade: pode ser na praia, pode ser no cemitério

      Excluir
    3. Uau! Bela e reflexiva resposta, mas, se pudesse escolher, preferia encontrar meu reflexo na praia! (pelo menos, por mais alguns anos). Abraços.

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....