sábado, 16 de abril de 2016

SMÖRGÅSBORD!!!

São 14h03 do dia 16/04/2016 e já se passaram quase trinta horas desde o início da sessão de votação do pedido de impeachment da Dilma na Câmara! E ainda faltam quatro ou cinco partidos para deitar falação. 25 partidos com representação no Congresso! É muito partido...

Fico me perguntando para que servem tantos. São tantos que não há ideologia suficiente para todos eles. Talvez fosse necessário criar especializações para atrair eleitores. Alguma coisa tipo “partido dos colecionadores de cotonetes usados”.

Pensando nessas coisas acabei me lembrando do Ulisses Guimarães, parteiro de uma constituição com inacreditáveis mais de 250 artigos, quando disse que “no Congresso existe todo tipo de gente; você só não encontra bobo”. Pois é...

Mas, ouvindo de vez em quando esse povaréu falar, espumar, gritar, mentir, esconder, omitir, editar, “copicolar”, escamotear, truncar, alterar, ameaçar, e todo tipo de atitudes que me deixam sempre espantado, lembro-me também desta belíssima frase do Einstein: “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta”. Frase de gênio, claro.

Mas há outras frases apropriadas ao cenário político brasileiro, mesmo que tenham sido ditas há muito, muito tempo, provando que são verdades atemporais ou que não mudamos nada desde quando foram enunciadas:

“Ou locupletamo-nos todos ou restaure-se a moralidade”.
Tia Zulmira (personagem de Stanislaw Ponte Preta)

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
Rui Barbosa

“Eu proporia que se substituíssem todos os capítulos da Constituição por: 
Artigo Único - Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara.”
Capistrano de Abreu


Enquanto escrevo este texto cheio de citações, leio a seguinte notícia:
“Suécia fecha quatro presídios por falta de detentos
Taxa de ocupação do sistema carcerário do país vem caindo desde 2004”.

Eu gostaria de fazer uma piada sobre isso, mas não consigo, pois estou meio que em estado de choque. Só mesmo exclamando Smörgåsbord!!!
Mesmo que não seja um palavrão.

2 comentários:

  1. o da Tia Zulmira é o melhor.
    Sim, os países nórdicos estão, já há algum tempo, num processo de fechamento de presídios, e também, não resisto a essa cutucada, de igrejas.
    e você, acha que o impeachment sai ou não sai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu torço para que saia, mas como nossa constituição tem mais de 250 artigos em vez daquele essencial do Capistrano, sei não.

      Excluir

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...