terça-feira, 2 de dezembro de 2014

JOAQUIM BARBOSA É MAIS UM JOTABÊ

Recentemente eu comparei o excelente e excelentíssimo ex-ministro Joaquim Barbosa com o Lula. Lembrando-me disso me dei conta que é melhor comparar o ministro com Jotabê. Afinal, até as iniciais dos dois nomes são as mesmas!

Mas, quem é Jotabê afinal? Aparentemente, uma entidade (sem fins lucrativos) que adquiriu vida própria, autônoma. Se lhe perguntarem de onde vem seu nome, talvez diga que são as iniciais de Just in Beer. A seguir, alguns traços de seu caráter (ou de sua falta).

 -    Embora seja um intelectual de nome razoavelmente conhecido (que o digam o SERASA e o SPC), Jotabê é muito modesto. Uma modéstia, que traz de berço (era obrigado a dividi-lo com mais cinco irmãos e um cabrito de três pernas).

 - O ex-ministro fala quatro línguas. Jotabê chega perto, pois fala português coloquial, língua do pê e linguagem de baixo calão enriquecida com gírias ultrapassadas.

 -  Outro ponto de contato é a notória cultura de ambos. Jotabê sempre gostou de ler os cadernos “B” dos jornais, para adquirir mais conhecimento. Dá também muita atenção às orelhas dos livros. Diz-se dos músicos que não estudaram teoria musical que tocam “de ouvido”. Pois bem, Jotabê, esse fenômeno das letras, fala de orelhada!

 -   Finalizando, pode-se afirmar que se Joaquim Barbosa está do lado do Bem, Jotabê está mesmo é a favor do Bem Bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...