segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

HISTÓRIA ALTERNATIVA

Publicado originalmente em 15/08/2014.

Esse negócio de "história alternativa" é uma coisa meio louca. Você fica pensando no "Se" o tempo todo. "E se tivesse acontecido isso com Fulano?" ou "e se NÃO tivesse acontecido aquela guerra?", e você começa a desfiar um enredo alternativo para a "dura realidade da vida". 

Não tenho certeza de nada, mas imagino que é dessa dúvida, dessa possibilidade que surgem os "romances históricos" ou livros do tipo "O Código Da Vinci". E o mais legal é que tem gente que acredita nisso! Mas o papo aqui é mais banal, restrito às minhas próprias limitações

Outro dia, lendo um livro de cultura inútil, fiquei sabendo de um fato muito louco sobre o Einstein. Sabem quais foram suas últimas palavras? 

Ninguém ficou sabendo. Ele falou em alemão e a enfermeira que estava com ele não entendia nada dessa língua. Foda, né?

Por isso, qualquer um pode imaginar as palavras que bem entender. Sei lá, alguém pode supor que ele disse  "acho que vou peidar". E disse em alemão só para pegar a enfermeira de surpresa. 

Eu, por outro lado, sinto-me no direito de pensar que ele deixou para a posteridade essa frase (em "alemão" castiço!):

"AS AFTAS ARDEM E DOEM”.


3 comentários:

  1. Não sei se ainda existe essa série, pois há tempos estou afastado dos gibis, mas a Marvel tinha uma linha de histórias chamadas What if, traduzida por aqui como O Que Aconteceria Se...
    Consistia basicamente em pegar um personagem clássico e num momento decisivo de sua vida, numa bifurcação, numa tomada de decisão, escolher outro caminho. Por exemplo, Peter Parker, o homem aranha, na nossa "realidade", deixou de impedir a fuga de um assaltante, assaltante que pouco tempo depois matou o seu tio, o Tio Ben, fato que lhe mostrou que "grandes poderes trazem grandes responsabilidades". O que aconteceria se Peter Parker tivesse detido o assaltante uns dias antes? O tio Ben não teria sido morto e talvez Peter não tivesse sido chamado à "responsabilidade" de se tornar um herói, por exemplo.
    Era uma série de linhas temporais alternativas bem legal.
    Veja alguns exemplos:
    http://submundo-hq.blogspot.com/2018/04/o-que-aconteceria-se-parte-2-serie.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz, que ideia bacana! Creio nunca ter lido nenhuma dessas. A merda da diferença de idades é que dá nisso. Quando você, o Ozy, o Scant estavam lendo gibis eu já estava correndo atrás do prejuízo. Então, quando você traz uma informação dessas eu fico mais vendido que ingresso para show de rock internacional.

      Excluir
    2. Qaundo eu lia gibis, você já tava correndo atrás do prejuízo; quando eu já tava correndo atrás do prejuízo, o Ozy lia gibis. Também fico boiando em muita coisa que ele fala, em muito do que foi feito (para o bem e para o mal) com muitos dos personagens que eu conheci em suas versões originais.

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....