quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

MATRIX

Este texto foi publicado originalmente no dia 06/07/2014 e é bem anterior à criação do blog. É provável que tenha sido escrito em 2009. Se o ano estiver correto, eu havia acabado de me aposentar e tinha ficado sabendo que um de meus filhos tornou-se ateu. Essa revelação e a recente aposentadoria provocaram em mim, ainda que inconscientemente, alguma ansiedade e impaciência, como se dissesse para mim mesmo: “como é que pode alguém ter tanta certeza de alguma coisa se eu, entrando na ‘terceira idade’, não tenho certeza de nada”? (hoje, eu vejo que os jovens têm certeza de tudo – ainda bem para eles).

Para o bem da verdade, essa ansiedade estava mais ligada à ideia de velhice, ao medo de morrer e de ser esquecido do que ao ateísmo de um filho muito amado. A prova disso são outros textos que escrevi no período, sempre com divagações sobre vida, tempo, memória (até hoje não me curei completamente disso). Mas o fato é que, talvez embalado pelo ateísmo, saiu um texto meio raivoso, meio áspero, tão presunçoso e intolerante quanto a presunção e intolerância que eu julgava criticar.

Por conta disso, peço desculpas antecipadas àqueles que se sentirem ofendidos em suas crenças, em sua forma de ver a Vida e o mundo. Essa introdução era necessária, pois não tenho mais tanta aspereza na forma de me expressar (assim imagino) nem tanta certeza das coisas que disse. Mas decidi manter o texto tal como o escrevi, pois é como um retrato antigo: a roupa estava amarrotada, o cabelo despenteado, havia uma espinha mal disfarçada, mas é assim que eu estava na época.

 “Nada sei desta vida, nunca saberei...” (Kid Abelha)

Há muito tempo, fiz um curso de pós-graduação do qual aproveitei apenas duas coisas: o certificado de conclusão – útil para ganhar alguns pontos em concursos – e uma frase que li em uma apostila (curso bom, não?) que dizia basicamente o seguinte:
“A quantidade de informações processadas por uma empresa (ou pessoa, acrescentaria eu) está diretamente relacionada à sua capacidade de processá-las.”

Essa afirmação é tão óbvia que chega a doer. Pela sua pertinência, entretanto, valeu os seis meses de curso, pois há mil situações em que pode ser aplicada.
Por exemplo: de que serviria um livro de física para uma criança recém-alfabetizada? Se ela não for superdotada, nada aproveitará, pois sua capacidade de processar o assunto é insuficiente para a complexidade da matéria.

Da mesma forma, se eu tiver crenças, cultura e valores muito arraigados, será muito difícil aceitar ver o mundo sob outra perspectiva. Se assim não fosse, como entender as pessoas que defendem e acreditam no Criacionismo?

Eu não tinha prestado muita atenção no filme Matrix, até ler uma reportagem na revista Superinteressante. Não me lembro bem do conteúdo, mas dizia algo sobre simbolismo ou coisa parecida (memória de velho é dureza). O que sei é que a noção de realidade virtual se encaixou bem em um monte de ideias meio amalucadas que circulavam pela minha mente.

A partir do que li e vi em reportagens de revistas e documentários de TV, passei a refletir sobre o comportamento das pessoas e organizações ao redor do mundo.  Dá para perceber que quanto mais radical e intolerante for uma pessoa, uma instituição ou um país, mais impermeável será a ideias e comportamentos que desafiem ou ameacem os conceitos, crenças e até leis estipuladas por essas pessoas, instituições ou países. Está aí o Irã que não me deixa mentir.

Mas não quero falar de países, meu negócio é o ser humano (os “manos”). E onde entra a “realidade virtual"? Para mim, outra expressão para isso seria “percepção fragmentada (ou parcial) da Realidade”.

Voltando ao filme, o que temos é a ideia (fascinante) de a raça humana em sua quase totalidade estar encapsulada e imersa em uma solução nutritiva, mantida viva só para gerar energia em um mundo ocupado por máquinas. Enquanto isso, vivem integralmente em uma realidade virtual, onde amam, trabalham e divertem-se, até perder a validade, quando são descartadas, como se fossem pilhas ou baterias usadas.

Pegando essa ideia, usada como metáfora e juntando-a à frase da apostila citada anteriormente, penso que em maior ou menor grau, vivemos todos em uma “matrix”, só que personalizada, única, de acordo com nossa inteligência, lucidez, conhecimento e – por que não? – humildade.

Porque na prática, não conhecemos nada da Realidade (com maiúscula) que nos cerca. Mal e mal conseguimos apenas ver e perceber pedaços ou partes dessa Realidade. E já que não conseguimos processar o Todo, ficamos suscetíveis a acreditar em qualquer coisa que encontre ressonância em nossa mente, seja uma propaganda política, uma notícia parcial ou editada, seja um conceito religioso, tudo de acordo com a capacidade intelectual e grau de informação de cada um.

E aí é que chegamos onde eu queria: Uma vez eu li que “quando a Ciência avança, a Igreja Católica recua”. Talvez seja por isso que eu me declaro católico, pois acho o fundamentalismo religioso uma lástima. E como não tenho boa capacidade de processar informações, vivo divagando sobre isso (como agora).

Por exemplo, não entendo e não sei o sentido da Vida. Já li que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de micro-organismos trazidos por cometas. Para mim, está ótimo; se vieram, vieram de outro lugar (planeta?), mas carece perguntar: então, como surgiram esses micro-astronautas? De repente, em algum lugar do universo, um bando de moléculas complexas de carbono, desocupadas e delinquentes, resolve se converter em Vida, assim sem mais nem menos? Como? Por quê? Para quê?

Para mim, a resposta (ainda) está em Deus. Ou seja, eu creio em Deus, o que quer que ele signifique, como origem da Vida. As discussões sobre dogmas, crenças e ritos das religiões são discussões acessórias, que não vale a pena comentar agora. Mas, antes, para explicar isso melhor, preciso de um parêntese:

Desde a adolescência, quando vi minhas crendices religiosas ser espanadas por um padre italiano (epa!!) a religião, ou melhor, a busca do transcendente passou a circular com frequência pela minha cabeça. Li tudo o que pintou na minha frente sobre seitas e religiões. Continuei a ir à missa, mas fui também a centros espíritas e terreiros de umbanda, sempre atrás do transcendente, até que a mente saturou de tudo. Aí me afastei por alguns anos da igreja e parei de pensar nessas coisas, até a época do nosso casamento, quando, em um curso de noivos magnífico, com duração de uma semana, confessei e comunguei de uma forma inesquecível e emocionante, mergulhando a hóstia no vinho. Ao confessar-me, contei ao padre (Leonardo) sobre toda essa inquietação. Dele ouvi que eu estava em um momento muito bonito de minha vida e que era mais religioso que ele(!!!).

Mesmo tendo vivido essa experiência emocionante e transformadora, continuei distante da igreja, até que minha mulher, meu lindo e permanente amor, carinhosamente me reconduziu às missas dominicais, que passei a frequentar com entusiasmo, seduzido pelas excelentes e inflamadas homilias do Padre Cornélio, vigário da época.

Apesar disso, sentia que minha fé era (e é) como a chama de uma vela: bastava um ventinho de dúvida soprar, que ela bruxuleava, quase se apagando. Durante as leituras, eu ficava refletindo sobre o que lia e ouvia, discordando ou descrendo de muita coisa, especialmente de textos do Antigo Testamento.

Conversei muito sobre religião e fé com um amigo muito culto, ele próprio um católico convertido, que chegou a ponto de ser ordenado irmão leigo dominicano.

Nas minhas orações, pedia para Deus aumentar a minha fé. O pior é que quanto mais eu pedia, mais eu via minha fé se abalar. Desse fato extraí o conceito tantas vezes repetido: eu preciso mais de Deus do que ele de mim. Disso vieram outras consequências: o desejo de ler toda a Bíblia, a convicção de que não quero seguir outra religião que não a católica, mesmo que tenha tão pouca fé.

Hoje, o que me incomoda é a sensação de que as grandes religiões se estruturaram e se propagaram muito mais em cima dos rituais e costumes que foram sendo criados ao longo do tempo, do que pelos ensinamentos dos seus fundadores. As práticas cerimoniais de cada religião sempre têm alguma coisa de estranho para quem não a professa. Por exemplo, quer coisa mais incompreensível que a colocação e retirada do chapéu (mitra) de um bispo católico durante a missa? Só mesmo as voltas dadas em torno da Kaaba pelos muçulmanos, ou uma “entidade baixando” em um umbandista (ou equivalente), ou o bater de cabeça dos judeus no Muro das Lamentações, ou as trancinhas bizarras dos judeus fundamentalistas e por aí afora. Cada um desses rituais tem seu simbolismo e sua explicação, lógico. Mas, para quem não pertence à religião de onde surgiram, essas práticas podem parecer apenas uma coisa sem sentido, para dizer o mínimo.

Mas a fé é individual, intransferível. Por isso, nesse lance de fé, hoje tenho algumas ideias já sedimentadas. Dentre elas, sem me preocupar com ordem ou importância, posso dizer que creio piamente na autenticidade do Santo Sudário, abomino e acho ridícula a crença no criacionismo. Penso que todo fundamentalismo é pernicioso e deveria ser sempre combatido, e por aí vai. Mas isso não é o foco principal deste texto. Por isso, fecho o parêntese, para a maionese não desandar de vez.

Para concluir, (voltando à metáfora da Matrix) o que posso dizer é que talvez nunca saibamos se Deus existe ou não. Podemos apenas acreditar que existe ou que não existe. E se não sabemos (e talvez nunca saibamos), podemos apenas afirmar que alguém está equivocado  os que se dizem ateus ou aqueles que Nele creem. E se isso é verdade, pode-se também afirmar que é presunção acreditar cegamente que só nós estamos certos (e, lógico, os que pensam diferente, errados), que nossas convicções (crenças) são verdadeiras apenas porque valorizamos mais o raciocínio lógico, porque temos uma inteligência mais privilegiada ou uma cultura humanística maior que a maioria das pessoas – ou, o que é pior, talvez por falta de humildade para perceber isso e para aceitar nossas próprias limitações.


16 comentários:

  1. Seu filho não se tornou ateu, ele nasceu ateu. O ateu é simplesmene o cara que não "enxerga" deus na natureza, nas coisas que o rodeiam. Essa falta (ou ganho) da percepção do divino, não se adquire. Nasce-se com ela. Acho que já lhe disse uma vez : eu já era ateu antes de saber que a palavra existia, muito menos seu significado. Nâo me descobri ateu, muito menos me tornei : me informaram que eu era ateu, um padre de um colégio em que eu estudei. Por sorte, um padre gente boa (também italiano), que não colocou nenhum tipo de julgamento nisso e nem me condenou.
    Acredite-me (um ateu pedindo para que acreditem nele pode até parecer heresia), seu filho não se tornou ateu em 2009, ele apenas assumiu a sua condição de. Ele, digamos assim, saiu do confessionário, da sacristia.
    Não vi ofensa ou aspereza no texto.

    ResponderExcluir
  2. Talvez a aspereza a que eu me referia fosse a irritação que eu sentia interiormente ou, quem sabe, a negação de um traço que sempre cultivei, a do "gente boa". Houve um tempo em que todo mundo mais próximo só tinha elogios à minha forma tranquila e cordial de tratar as pessoas. Nessa época, como já disse, eu era o rei dos velhinhos e velhinhas, não havia um que não me adorasse. Então, talvez a "aspereza" que eu julguei identificar fosse uma forma mais franca e sincera de me expressar. Quanto ao ateismo, eu acredito que você está certo. Talvez por isso, mesmo depois da leitura de Sapiens, eu consegui dar um jeito de permanecer católico, seguidor de um catolicismo só meu. Talvez eu tenha o tal gene da religiosidade ou, como já disse mil vezes, talvez eu precise mais de Deus que ele de mim. Obrigado pelas considerações tão pertinentes. valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o Sapiens mexeu mesmo com você, hein?
      O que no livro mais te surpreendeu, ou mais abalou alguma convicção sua?

      Excluir
    2. O início, quando ele comenta que só os "manos" acreditam em coisas que não existem no mundo real, etc. Há também o comentário de que um chimpanzé jamais deixaria de comer uma banana, esperando que isso acontecesse no "céu dos macacos". Fora a ironia de perguntar qual dos humanos teria sido feito à imagem de Deus, etc. Aqueles capítulos iniciais foram demolidores.

      Excluir
    3. Estou citando as passagens perturbadoras só de lembrança, pois já faz um tempão que eu li.

      Excluir
    4. Imaginei que tivessem sido os capítulos iniciais. Quem me emprestou o Sapiens foi uma professora de química da escola em que lecionava. Ela, apesar de não ser nenhuma beata, muito pelo contrário, até, não conseguiu chegar na metade do livro.
      No meu caso, como eu semprei pensei mais ou menos daquele jeito, foi, ao contrário de perturbadora, uma leitura das mais agradáveis.

      Excluir
    5. Eu adorei o livro, apesar do ventilador que ele ligou na minha "papelada". E gostei tanto que comecei a ler outra vez algum tempo depois, mas (ainda) não terminei.

      Excluir
  3. a matrix religiosa tem seu valor, conforme pode ser verificado na obra de Joseph Campbell

    quando se sai de uma matrix só se percebe estar dentro de uma matrix maior

    nós, seres humanos, somos limitados demais. não tem jeito

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ideia de matrix é muito atraente, pois permite que uma pessoa viva em um mundo não necessariamente real, sem nunca se dar conta disso. É como o lance da bolha, por exemplo. Uma vez eu pensei na imagem do aquário, um aquário gigantesco onde você é um peixe que não se dá conta de que existe um mundo exterior, diferente de tudo aquilo em que acredita. Como você bem definiu, "somos limitados demais". Abraços.

      Excluir
    2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Campbell

      Excluir
    3. Scant, meu caro, você está me saindo um erudito da melhor categoria! Nunca tinha ouvido falar de Joseph Campbell e fiquei fascinado pelo que li no link que me enviou.Onde você o descobriu? Existem livros dele em português? Abraços.

      Excluir
    4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Campbell#Bibliografia

      Excluir
    5. Passei batido na bibliografia! E qual ou quais desses você já leu?

      Excluir
    6. li:
      Isto és tu.

      vi o Documentário (O Poder do Mito. 1988.)

      Excluir
    7. Bacana! Pelas minhas inquietações de nascença e preferências pessoais, imagino que os quatro volumes de "As máscaras de Deus" devem ser o bicho.

      Excluir

ENDLESS LOVE

  Foi no carnaval de 1969 que se iniciou uma história de amor que eu não quero que acabe nunca – mesmo que eu saiba que um dia acabará. Já p...