quarta-feira, 5 de março de 2025

QUE TRIO!

 
Li 1984 quando Mao Tse Tung (ou Mao Zedong) ainda governava a China, a Guarda Vermelha espalhava paranoia e a população vivia na miséria. Na época, era fácil enxergar no "Grande Irmão" a figura onipresente, onipotente e perversa do líder chinês.
 
Hoje, 76 anos após a publicação do livro, a aliança entre Trump e Putin — um com suas decisões escalafobéticas, outro com sua ânsia imperialista — me faz lembrar do mundo distópico descrito por Orwell, dividido em Eurásia, Lestásia e Oceania.
 
Parece que estamos assistindo à reconfiguração do planeta em três “capitanias autoritárias”, comandadas pelo verdadeiro "trio parada dura": Trump, Putin e Xi Jinping. Pouco importa a ideologia de cada um, pois o objetivo é sempre o mesmo.
 
O problema é que isso não é apenas literatura.

 

2 comentários:

  1. Tô lendo um livro sobre as reformas capitalistas (sem abrir mão do partido único comunista) de Deng Xiaoping que levou a China a ter um PIB menor que o do Brasil nos anos 80 para a segunda economia do mundo atualmente.
    Esses três dão as cartas hoje no mundo, é bom que eles estejam juntos - pior separados e lutando entre si. O Zelensky caiu na real e aceitou as condições para dar um fim à guerra. É isso ou levar a Europa e os EUA para uma guerra armada contra a Rússia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi Deng Xiaoping quem disse que "enriquecer é glorioso". Quanto ao trio, isso é bem a cara de "1984", onde as rivalidades e acordos se alternam entre os três donos do mundo.

      Excluir

CINCO DÉCADAS DE MÃOS DADAS

Depois de publicar links de postagens antigas sobre minha mulher, depois de escrever um texto original sobre os cinquenta anos, eu já não sa...