quarta-feira, 5 de março de 2025

QUE TRIO!

 
Li 1984 quando Mao Tse Tung (ou Mao Zedong) ainda governava a China, a Guarda Vermelha espalhava paranoia e a população vivia na miséria. Na época, era fácil enxergar no "Grande Irmão" a figura onipresente, onipotente e perversa do líder chinês.
 
Hoje, 76 anos após a publicação do livro, a aliança entre Trump e Putin — um com suas decisões escalafobéticas, outro com sua ânsia imperialista — me faz lembrar do mundo distópico descrito por Orwell, dividido em Eurásia, Lestásia e Oceania.
 
Parece que estamos assistindo à reconfiguração do planeta em três “capitanias autoritárias”, comandadas pelo verdadeiro "trio parada dura": Trump, Putin e Xi Jinping. Pouco importa a ideologia de cada um, pois o objetivo é sempre o mesmo.
 
O problema é que isso não é apenas literatura.

 

2 comentários:

  1. Tô lendo um livro sobre as reformas capitalistas (sem abrir mão do partido único comunista) de Deng Xiaoping que levou a China a ter um PIB menor que o do Brasil nos anos 80 para a segunda economia do mundo atualmente.
    Esses três dão as cartas hoje no mundo, é bom que eles estejam juntos - pior separados e lutando entre si. O Zelensky caiu na real e aceitou as condições para dar um fim à guerra. É isso ou levar a Europa e os EUA para uma guerra armada contra a Rússia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi Deng Xiaoping quem disse que "enriquecer é glorioso". Quanto ao trio, isso é bem a cara de "1984", onde as rivalidades e acordos se alternam entre os três donos do mundo.

      Excluir

BABANDO DE SONO

  Mesmo que fique em êxtase ao ouvir a ária " Nessun Dorma ", sempre tive extrema dificuldade para cumprir essa "ordem"....