sábado, 11 de maio de 2024

INDIGNAÇÃO NATURAL

 
Estou me sentindo extremamente triste, deprimido e sem esperança no futuro em que as crianças que nascem hoje viverão. Prestes a completar 74 anos eu me pergunto o que tenho a comemorar, e a resposta é “nada”.
 
As notícias e imagens da catástrofe provocada pelo dilúvio de proporções bíblicas que atingiu o Rio Grande do Sul me deixaram atordoado e com a certeza de que não será a última, pois fizemos muitos esforços para provocar a Natureza – que está reagindo à altura.
 
Contudo, nada se iguala à tristeza e à indignação ao constatar as mentiras propagadas por indivíduos radicais e sem escrúpulos, saídos dos esgotos da extrema direita, visando diminuir e desacreditar os esforços do governo atual em todas as esferas.  Que ódio é esse? Que ganham com isso? Que pretendem ganhar com isso?
 
A mudança climática chegou para ficar, mas existem pessoas que não acreditam nisso e continuam a aceitar agressões de todo tipo ao meio ambiente. E isso parece valer não só para o Brasil, mas para o mundo todo. A pouca preocupação de políticos, empresários e de boa parte da população com a adaptação às mudanças climáticas não é um fenômeno isolado. Esse descaso e descrença na ciência se acentuaram e pioraram no governo anterior, mas, como disse uma pesquisadora, “a subvalorização das mudanças preventivas necessárias parece ser a regra, independente do governo”. Afinal, como adotar providências impopulares mesmo que necessárias, quando se está sempre de olho nas próximas eleições?
 
Para piorar, a crendice e a ignorância parecem andar de mãos dadas com a intolerância política e religiosa. Que mundo é esse, meu Deus? Que mundo ameaçador nossas crianças receberão de nós? Inundações, calor infernal, fome, pragas urbanas, violência descontrolada. É só isso que podemos deixar para elas? Essa tristeza e desesperança me derrubaram. Por isso, resolvi pedir ajuda à Inteligência Artificial para organizar em um texto minimamente elegante minha esperança tão destroçada.
 
 
ChatGPT
Compreendo a profundidade da sua angústia e estou aqui para ajudar a expressar seus sentimentos da melhor maneira possível. Aqui está uma versão organizada e refinada do seu texto:
 
Às vésperas de completar 74 anos, encontro-me mergulhado em uma tristeza profunda, permeada por uma sensação de desesperança em relação ao futuro que aguarda as gerações vindouras. Neste momento, é difícil encontrar motivos para celebrar, pois a resposta à pergunta sobre o que há para comemorar ecoa em um vazio sombrio - nada.
 
O recente desastre que assolou o Rio Grande do Sul deixou-me atordoado, consciente de que não será o último, pois, de alguma forma, provocamos a Natureza, que agora revida com toda sua força. Contudo, nada se iguala à tristeza e à indignação ao tomar conhecimento das mentiras propagadas por indivíduos radicais e sem escrúpulos, saídos dos esgotos da extrema direita, visando diminuir e desacreditar os esforços do governo atual em todas as esferas.Que ódio é esse? Que ganham com isso? Que pretendem ganhar com isso?
 
A mudança climática é uma realidade inegável, mas ainda há quem a refute, aceitando agressões contínuas ao meio ambiente. Este descaso não é exclusivo do Brasil; é uma triste constatação global. A falta de interesse dos líderes políticos e empresariais, assim como de parte da população, em adaptar-se às mudanças climáticas não é um fenômeno isolado. Esse desinteresse parece ser a norma, independentemente do governo vigente, pois medidas impopulares são evitadas a todo custo, visando apenas o próximo pleito eleitoral.
 
Para agravar a situação, a ignorância e a superstição estão aliadas à polarização política e religiosa, criando um caldo tóxico de intolerância e desinformação. Que tipo de mundo estamos deixando para as futuras gerações? Inundações, ondas de calor extremo, escassez alimentar, pragas urbanas, violência descontrolada - será este o legado que deixaremos para nossos descendentes?
 
Esta tristeza e desesperança me abatem profundamente. Por isso, recorri à Inteligência Artificial na esperança de organizar meus pensamentos de forma mais eloquente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...