quarta-feira, 22 de maio de 2024

ECA!

 
Se você, estimada leitora ou caro leitor, já tiver lido os Doze Trabalhos de Hércules e outros livros infantis onde o escritor Monteiro Lobato abordou a mitologia grega, certamente já ouviu falar de Eco. Se nunca ouviu falar, já adianto que apesar do nome aparentemente masculino, era uma ninfa (naquela época não existiam essas frescuras de gênero, linguagem neutra e coisas do tipo).
 
E agora vem você perguntar o que é uma ninfa. Se eu fosse professor de biologia e gostasse de cerveja barata mas boa, diria que “Ninfa, é a forma imatura pela qual passam alguns insetos que sofrem metamorfose incompleta (hemimetabolia), e também alguns aracnídeos, antes de alcançar a fase adulta”. Como não sou professor nem tenho barba para ficar cofiando, direi apenas que as ninfas eram um grupo de divindades femininas com quem Zeus gostava de estar. Menos Eco.
 
Enquanto Zeus ficava na maior saliência com as ninfas (se ele não passasse o rodo em todo mundo, talvez se pudesse dizer que ele era um ninfomaníaco), Eco, que falava mais que político com microfone na mão em comício, era responsável por distrair Hera enquanto o maridão deitava e rolava (literalmente) com suas irmãzinhas.
 
Pois bem, Hera descobriu que estava sendo enrolada por Eco e resolveu punir a alcoviteira, fazendo-a apenas repetir o que alguém lhe dizia.
 
E toda esta enrolação que acabaram de ler foi só para dizer que eu estou parecido com a Eco: quase tão velho quanto a origem dessa história e que graças à falta de inspiração estou só fazendo eco, só ecoando no Blogson o que leio, ouço ou vejo na internet.  E como estou enxergando pouco, se alguém escrever “ECA!” depois de ler este texto, corrigirei: “O nome correto da ninfa é “Eco!”.

 

4 comentários:

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler. Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ryk@rdo, seu comentário me estimulou a fazer uma publicação sobre algumas memórias de infância relacionadas com o escritor Monteiro Lobato. Agurde!

      Excluir
  2. Eu tenho até hoje toda a coleção infantil do Monteiro Lobato. Já tentei fazer com que meu filho lesse pelo menos alguns deles.
    Adivinha?

    ResponderExcluir

O CHARLATÃO DA IA

  O assunto ChatGPT está dando quase tanto ibope quanto o show da Madona na praia de Copacabana! O leitor Eduardo Medeiros disse ter “atualm...