sábado, 30 de março de 2024

NÃO DEU NO NEW YORK TIMES

 
Vi no site da revista Galileu uma reportagem com este tema:

Idade média dos brasileiros ao morrer varia de 57 a 72 anos a depender da capital brasileira. Os dados constam do primeiro Mapa da Desigualdade entre as capitais brasileiras, lançado nesta terça-feira (26/03) pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), na capital paulista.

A expectativa de vida em capitais brasileiras varia 15 anos, de 57 a 72 anos. A idade média ao morrer de moradores de Belo Horizonte ou Porto Alegre, por exemplo, gira em torno de 72 anos. No entanto, para quem mora em Boa Vista a idade média ao morrer é bem inferior, em torno de 57 anos.
 

Por ter nascido e morar em BH, dá alguma satisfação e até uma pitada de orgulho ler esta notícia, pois se eu morasse em Boa Vista eu já estaria "devendo cemitério", como dizia meu sogro.
 
Mas a minha alegria logo se desfaz quando lembro que no próximo mês de junho completarei 74 anos de vida (mais ou menos) loca. Isso significa - como dizia um cunhado já falecido -, que eu estou “na tábua da beirada”.

Te cuida, Jotabê!

4 comentários:

  1. A resposta real para isso eu não sei. Apenas sei que se trata de levantamento estatístico. As conclusões qie se tira disso podem até ser equivocadas, mas dados levantados e tabulados com isenção apenas mostram que a idade MÉDIA das pessoas varia de acordo com o lugar onde vivem. Minha mãe morreu com quase 89 anos, sua irmã mais velha morreu com 104. Meu pai morreu com 85 anos. Mas uma coisa é inescapável: na maioria das vezes em que é noticiada a morte de alguém famoso, a faixa de idade mais frequente situa-se entre os setenta e oitenta. Esse o motivo oculto deste post. Se eu puxar a genética da minha mãe estarei bem demais, mas nem tanto se herdar a de meu pai. De quaquer forma, eu creio que não passarei dos oitenta. E estou tranquilo com isso.

    ResponderExcluir
  2. Notícias boas não atraem a atenção.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA

    Hoje, passo apenas para ver, ler, elogiar, e deixar votos de uma Páscoa muito feliz, extensivos à sua família e a todos aqueles que residirem em seu coração.

    Cumprimentos poéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ryk@rdo, desejo o mesmo para você sua família. Aproveito para reiterar minha admiração por você e sua incrível produção poética. Abraços.

      Excluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...