sábado, 30 de março de 2024

NÃO DEU NO NEW YORK TIMES

 
Vi no site da revista Galileu uma reportagem com este tema:

Idade média dos brasileiros ao morrer varia de 57 a 72 anos a depender da capital brasileira. Os dados constam do primeiro Mapa da Desigualdade entre as capitais brasileiras, lançado nesta terça-feira (26/03) pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), na capital paulista.

A expectativa de vida em capitais brasileiras varia 15 anos, de 57 a 72 anos. A idade média ao morrer de moradores de Belo Horizonte ou Porto Alegre, por exemplo, gira em torno de 72 anos. No entanto, para quem mora em Boa Vista a idade média ao morrer é bem inferior, em torno de 57 anos.
 

Por ter nascido e morar em BH, dá alguma satisfação e até uma pitada de orgulho ler esta notícia, pois se eu morasse em Boa Vista eu já estaria "devendo cemitério", como dizia meu sogro.
 
Mas a minha alegria logo se desfaz quando lembro que no próximo mês de junho completarei 74 anos de vida (mais ou menos) loca. Isso significa - como dizia um cunhado já falecido -, que eu estou “na tábua da beirada”.

Te cuida, Jotabê!

4 comentários:

  1. A resposta real para isso eu não sei. Apenas sei que se trata de levantamento estatístico. As conclusões qie se tira disso podem até ser equivocadas, mas dados levantados e tabulados com isenção apenas mostram que a idade MÉDIA das pessoas varia de acordo com o lugar onde vivem. Minha mãe morreu com quase 89 anos, sua irmã mais velha morreu com 104. Meu pai morreu com 85 anos. Mas uma coisa é inescapável: na maioria das vezes em que é noticiada a morte de alguém famoso, a faixa de idade mais frequente situa-se entre os setenta e oitenta. Esse o motivo oculto deste post. Se eu puxar a genética da minha mãe estarei bem demais, mas nem tanto se herdar a de meu pai. De quaquer forma, eu creio que não passarei dos oitenta. E estou tranquilo com isso.

    ResponderExcluir
  2. Notícias boas não atraem a atenção.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA

    Hoje, passo apenas para ver, ler, elogiar, e deixar votos de uma Páscoa muito feliz, extensivos à sua família e a todos aqueles que residirem em seu coração.

    Cumprimentos poéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ryk@rdo, desejo o mesmo para você sua família. Aproveito para reiterar minha admiração por você e sua incrível produção poética. Abraços.

      Excluir

SEMPRE RIR, SEMPRE RIR

  Há situações que poderiam te fazer chorar de tristeza, espumar de ódio ou enrubescer de vergonha, tão despropositadas se apresentam. Mas e...