segunda-feira, 18 de março de 2024

RESPOSTA GRANDE...

 
Que o mundo, apesar de lindo, sempre foi um lugar ameaçador para se viver, talvez pouca gente ignore. Oculta em suas paisagens estonteantes sempre existiu uma ameaça natural à espreita. Lindo com um tigre e, como ele, extremamente perigoso. E foi nesses ambientes que a espécie humana desenvolveu suas técnicas de sobrevivência, sua esperteza, oportunismo e violência.
 
Infelizmente a seleção natural errou a mão e o acaso fez também surgir a crueldade, a ambição, a intolerância, a crendice, a maldade e o sadismo, transformando-nos na espécie animal mais desprezível e perigosa já criada.
 
Um dos dois leitores desta bagaça pode estar se perguntando por que eu me intoxico tanto com overdoses de leite com toddy (gelado, por favor), mas eu explico. O Blogson tem uma "cláusula pétrea" que estabelece que “resposta grande vira post”.E já disse que não mais queria falar de política neste blog, mas vou usá-la só para fazer onda.

Tudo começou com minhas ironias, críticas e comentários às duas mais recentes publicações que li no blog “A Marreta do Azarão”. A mais fresquinha trata do lançamento (é isso mesmo, não é fake news?) do perfume “Jair Bolsonaro” (que mau gosto!).
 
Para quem não sabe, o titular desse blog é o que mais se aproxima do que entendo por “amigo virtual”. Não somos, claro, pois ele já me “cancelou” em seu blog por divergência de pensamento ideológico (vejam vocês!), enquanto eu nunca o excluí - talvez porque a sina dos moderados é tentar entender os radicais. E ele é. Mas tive também o azarão de admirar seus dotes literários, sua ironia e seu sarcasmo.
 
Por isso e só por isso, mesmo não tendo nenhuma simpatia pelo PT, às vezes comento seus libelos inflamados contra o atual presidente (já está no trigésimo) ou faço provocações que o deixam enfurecido. O problema é que às vezes ele erra a mão e sai um PraTo mal cozido ou mal temperado, como o mais recente. E é nessas ocasiões que eu cutuco a vara com onça curta, tentando avacalhar seu raciocínio intoxicado. E foi o que aconteceu com o post do “perfume” a ser lançado.  Transcrevendo o comentário e a réplica:
 
Não consigo deixar de achar graça do ato falho (ou fálico) do perfumista ao dizer "Eu dei tudo de mim". Mas, para mim, a "identidade olfativa" correta seria cheiro de pólvora e de golpe. Sem nenhuma elegância.
 
Vejo que a idade não lhe roubou o olfato, ele continua aguçadíssimo, tanto quanto delirante, afinal, consegue sentir o cheiro de um golpe que não aconteceu e o da pólvora de tiros que nunca foram dados.
Curioso que esse seu faro de sabujo não tenha captado o cheiro de morte e de sangue nas mãos do PT nos casos Celso Daniel, Eduardo Campos, Teori Zavascki e, mais recentemente, Mariele Franco etc, quando votou no "moderado", no mafioso que reocupa o Planalto.
 
O divertido nessa história é perceber que o comentário do Marreta valida uma “lei comportamental” que eu criei e que chamei primeiro de “Lei de Smurf” (para brincar com a sonoridade da “Lei de Murphy” e renomeada depois para “Primeira Lei de Jotabê) e cujo enunciado é este:
 
Se você criticar a atitude de alguém, sempre encontrará quem tente amenizar ou justificar o comportamento da pessoa criticada com fatos e argumentos que nada tem a ver com o objeto da crítica.
 
Eu estava ironizando o perfume do odioso Bozonaro e você vem com acusações ao PT! Mas fique tranquilo, meu caro Marreta, vou dizer o que penso do seu comentário. Os assassinatos de Celso Daniel e de Mariele Franco são duas tragédias nacionais que exigem punição exemplar para os mandantes e os executores. Já supor que os desastres aéreos com o juiz Teori Zavascki e o pré-canditato Eduardo Campos atenderam aos planos de poder do PT é (até agora) viajar em mais uma teoria da conspiração.
 
O que penso e creio disso tudo é que o mundo com seu desfile eterno de putins, trumps, maduros, netanyahus, e todo tipo de  idiotas e tiranos de várias nacionalidades e ideologias é uma miséria. A ambição dos homens é uma miséria, a crueldade dos homens é uma miséria, este país é uma miséria, a espécie humana é uma miséria. E essa miserabilidade sempre acabará transformando a vida dos povos do mundo em tragédia, independente de quem estiver no poder.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...