sexta-feira, 1 de março de 2024

SÓ FALTA A NOTA FISCAL!

 
Durante muito anos eu ficava sabendo das notícias do “mundo exterior” através da compra diária do jornal de maior circulação em BH e do “Jornal Nacional”. O jornal impresso era lido durante o café da manhã, mas pouco me importava com as manchetes que trazia. Eu sabia da violência e das mazelas do mundo, da minha cidade, mas isso não me sensibilizava, pois minha mulher ficava com o primeiro caderno e eu me divertia com o caderno “cultural”, onde lia sobre cinema, livros, filmes, discos e shows.
 
Eu realmente pouco me importava com as desgraças locais ou mundiais que fossem publicadas no caderno principal. Claro que isso revela alienação e muito descaso pelo sofrimento e tragédias do “mundo real”. Na verdade eu vivia dentro de uma bolha confortável, pois ganhava bem, tinha um emprego estável e era bem visto pelos colegas e diretores da empresa onde trabalhava.
 
Um dia a bolha furou e eu tive de abandonar meu comportamento blasé, pois a nova realidade mostrava-se áspera e ameaçadora. Acabei passando em um concurso de empresa pública, cujo ambiente repressor e policialesco me fez odiar cada um dos pouco mais de 4 mil dias em que ali trabalhei até me aposentar.
 
Creio que a saída da bolha começou a provocar e a cristalizar o medo, a angústia, a tristeza e a depressão. Esses sentimentos foram se intensificando até o momento da aposentadoria, mas já era tarde. Eles agora faziam parte da minha natureza, do meu dia a dia. Apesar disso consegui manter o bom humor e o desejo de fazer rir os filhos e amigos. Esse conjunto de sentimentos estava presente na criação do blog.
 
Mas eu não imaginava o que poderia acontecer a partir daí. Meu filho diz que “a internet nos aproximou de gente que antes estava a uma distância segura”. Acho que ele estava certo, mas talvez eu mesmo seja uma dessas pessoas que é bom manter à distância, pois me tornei agressivo, meio paranoico, um “blogadicto”, um viciado em uma droga virtual que é conhecida pelo nome “Blogson Crusoe” Dito de outra forma, eu me transformei de patrão  em funcionário, em escravo do blog.
 
Mas não era disso que queria falar. O que eu estava pensando em dizer é que minha sensibilidade para as mazelas e tragédias do cotidiano germinou, aflorou e cresceu muito, fazendo com que eu cada vez mais perdesse o que restou de bom humor. Hoje eu quase enlouqueço quando vejo em um dos cinco portais de notícias que acesso compulsivamente novas notícias de homens estuprando ou assassinando às vezes com requinte de crueldade suas esposas, companheiras, amantes, namoradas e até filhas, movidos por um senso irracional e doentio de posse.
 
A sensação que fica é que esses criminosos acreditam ter a nota fiscal de compra das mulheres que violam, espancam ou assassinam. Aí eu penso que a maldade humana, o sadismo e a crueldade parecem estar atingindo níveis cada vez maiores, tornando o dia a dia uma sucessão de medos, horror, revolta e dor. Fico me perguntando onde a evolução errou ao fazer surgir na nossa espécie esse tipo de comportamento doentio. Eu sei que a evolução é cega e cumulativa pois deixa progredir o que é funcional para cada espécie, mas que ganho os sapiens tiveram  ao ser capazes de estuprar, assassinar, mutilar ou torturar as mulheres, como se elas fossem uma coisa, uma boneca inflável, um eletrodoméstico com defeito, um produto estragado ou uma embalagem que se amassa e se joga  no lixo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...