quinta-feira, 21 de março de 2024

A EPOPÉIA DE GILGAMESH

 
Vocês, jovens leitoras e leitoras, já ouviram falar de Gilgamés ou Gilgamech? E Ut-napisti ou Utnapishtin? Até alguns anos atrás eu não conhecia e creio que pouquíssimas pessoas já ouviram falar deles. Sem querer bancar o gato mestre – até por ser esta uma expressão muito antiga -, os dois nomes citados pertencem à que é considerada a mais antiga obra literária da humanidade, escrita pelos sumérios há mais de 4.000 anos.
 
Não vou dar spoiler, mas o trecho do “livro” que fala de Ut-napisti é tão surpreendente que me deixou pirado ao tomar conhecimento dessa história. Anos depois, mais precisamente em 07/02/2015, publiquei um post com o trecho que me deixara chapado. Então, poderá perguntar o leitor ou leitora mal humorada, para que publicar outro post sobre "mais do mesmo"?
 
E eu vos direi que o motivo foi ter descoberto na internet o texto completo da “Epopéia de Gilgamesh”, que será meu próximo livro a ser encarado. Afinal, uma história de mais de 4.000 anos merece um mínimo de deferência. Em outras palavras, é uma obra “preferencial”, assim como eu.
 
Deixando a goma de lado, se alguém quem quiser se encantar com a história de Ut-napisti basta seguir este link:


2 comentários:

  1. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Saudações poéticas e amigas
    .

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Ryk@rdo, espero que seja. Mas só a descoberta do Ut-napisti já provoca comichões no cérebro, porque ele é o Noé bíblico! No link que eu disponibilizei neste post eu transcrevi a lenda suméria do dilúvio, incrivelmente semelhante à versão bíblica. Detalhe: o redator da Bíblia aproveitou a lenda suméria. Se não quiser acessar o link, procure na internet, que ficará pasmo. Abraços.

    ResponderExcluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...