quinta-feira, 4 de agosto de 2022

UT RE MI FA

 
Assim como existe o culto, o culto e o cult, há também a cultura, a erudição e a cultura inútil.
 
Depois de ler esta frase talvez você tenha pensado que se idiotice pagasse imposto o Blogson estaria literalmente quebrado, sem condições de honrar seus compromissos com o fisco. Mas eu explico.
 
Como todos os evangélicos sabem, o substantivo Culto é sinônimo de Homenagem prestada ao que é considerado sagrado ou divino, é a maneira através da qual uma divindade é adorada” (obrigado, Google!).
 
O adjetivo Culto serve para qualificar uma pessoa que tem cultura, que é instruída, que tem conhecimento sobre vários assuntos.
 
Já a palavra Cult é uma frescura de surgimento mais recente e que serve para classificar pessoas e estilos mais descolados, alternativos, menos corriqueiros ou populares. Um filme em preto e branco e com legenda tem grande chance de receber o rótulo de Cult. Ou, por exemplo, um disco de vinil da Tetê Spindola...
 
Por outro lado, Cultura, Erudição e Cultura Inútil são faces da mesma moeda – mesmo que não existam moedas de três faces.
 
Há milhares de anos li ou ouvi alguém ensinar a diferença entre cultura e erudição. Cultura, segundo esse luminar, seria o conhecimento que se utiliza, enquanto erudição seria a anabolização da cultura, o extravazamento do conhecimento ou, como diria minha mãe, a cultura que “supita”, mais ou menos como a água que sai pelo vertedouro de uma barragem. Ou seja, seria o excesso de conhecimento, nem sempre ou quase nunca utilizado.
 
E cultura inútil, a mais simpática das formas de cultura, seria uma espécie de versão tuite do conhecimento, ideal para ser usada em conversas informais, mesas de botequins ou até em blogs sem assunto, pois não precisa ser extensa nem ter qualquer serventia; basta que seja interessante e que estimule a imaginação. Saber, por exemplo, para que lado gira a água que desce pelo ralo de um lavatório no hemisfério sul é de utilidade zero, mesmo sabendo que no hemisfério norte gira no sentido contrário. Eu já soube, mas esqueci.
 
Um dia um leitor mais severo corrigiu-me dizendo que não há cultura que seja inútil. Imediatamente concordei com sua opinião, pois cultura, inútil ou não, é tudo de bom.
 
Na adolescência eu morria de inveja de meu irmão por ele ter estudado espanhol e latim no colégio. Quando chegou a minha vez, só havia sobrado francês e inglês. Imagino que ele não aprendeu ou reteve nada dessas duas línguas tão simpáticas, mas me contou a origem do nome das notas musicais, aprendida na aula de latim.
 
Na aula de latim, o professor ensinou esta oração (eu me lembrava apenas dos versos Mira gestorum e Famuli tuorum, mas o Google me ajudou no resto): 
 
Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
 
Um monge chegado em música teria usado a primeira sílaba de cada verso para identificar as notas; e a coisa pegou, com alteração da nota Ut, transformada em Do. Mas não me perguntem como surgiu o Si, pois aí já nem é mais cultura inútil, é erudição inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....