sexta-feira, 5 de agosto de 2022

EU NÃO ACREDITEI, JÔ!!!

Hoje, pela manhã, bem cedo, ao ir à padaria, o rapaz do caixa disse que o Jô Soares tinha acabado de morrer. Fiquei triste, sinceramente triste com a notícia, como imagino que muitos brasileiros ficarão. Para mim, ele e o Chico Anísio fazem parte da "santíssima trindade" do melhor, mais inteligente e refinado humor já exibido na televisão.


Não sou antropólogo, sociólogo nem psicólogo. Parafraseando Eça de Queiroz e Pedro Nava, sou apenas um pobre homem da área de Exatas. Mesmo assim, permito-me expor o meu credo, dizer o que penso do humor, no que acredito. Ao contrário do maravilhoso personagem "Alvarenga" interpretado pelo Jô, que dizia "Eu acreditei!" para demonstrar seu desalento e decepção com as várias promessas não cumpridas e os vários desmentidos das autoridades da época, eu sempre acreditei e continuarei a acreditar no humor como a melhor forma de apontar a nudez do rei, os modismos idiotas, os costumes ultrapassados, as mazelas, os desmandos, os desvarios e as mentiras de quem está no poder. Por isso, pelo menos para mim não existe humor a favor.

 

Para mim, o humor é uma prova inequívoca da inteligência de quem o cria ou consome. Não o humor lastreado apenas em palavrões e palavras chulas. O humor que admiro é crítico, aquele que deforma e faz releituras inesperadas do cotidiano, do que se considera normal e, principalmente, do que as autoridades de plantão querem que seja normal.

 

Esse humor seria a versão falada ou escrita de uma Casa de Espelhos de parque de diversões. Justamente por isso pode desagradar ou escandalizar os moralistas, os caretas, os carolas, os radicais e autoritários (especialmente as “autoridades”).

 

Eu sempre admirei e venerei os grandes nomes desse humor refinado, sarcástico e cheio de non sense – dentre eles, Charles Chaplin, Mel Brooks, Monty Python, Chico Anísio e Jô Soares. Está claro que nem sempre “agiram” sozinhos, pois tiveram redatores tão ou mais geniais que eles. No Brasil, Arnaud Rodrigues e Max Nunes estiveram por trás de alguns dos personagens mais brilhantes e engraçados da TV, criados pelo Chico e pelo Jô.

 

Este texto é minha homenagem e agradecimento a Jô Soares e à sua galeria de personagens geniais e a seu humor sempre refinado e inteligente.



2 comentários:

  1. Tomei um choque lendo isso aqui, querendo acreditar que fosse só uma piada. Já anunciaram tantas vezes que o Jô morreu, que eu achei que era mais uma dessas. Gostava muito do Jô, vou tentar escrever algo.

    ResponderExcluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....