domingo, 7 de agosto de 2022

RELIGIÃO OU ESPIRITUALIDADE? - TEILHARD DE CHARDIN

Pierre Teilhard de Chardin foi um polêmico padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês. É dele a autoria deste texto que encontrei no Facebook (como não conheço o título original resolvi inventar um). Acredito que meu amigo Scant é quem mais gostará de seu pensamento. Olhaí.
 
A religião não é apenas uma, existem centenas delas.
A espiritualidade é uma.
 
A religião é para quem dorme.
Espiritualidade é para quem está desperto.
 
A religião é para aqueles que precisam de alguém que lhes diga o que fazer e querem orientação.
Espiritualidade é para aqueles que prestam atenção à sua voz interior.
 
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
A espiritualidade nos convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
 
A religião ameaça e assusta.
A espiritualidade dá paz interior.
 
A religião fala de pecado e culpa.
A espiritualidade diz: “aprenda com o erro”.
 
A religião reprime tudo e em alguns casos é errada.
A espiritualidade transcende tudo, aproxima você da sua verdade!
 
A religião fala de um deus; não é Deus.
A espiritualidade é tudo e, portanto, está em Deus.
 
A religião fala de pecado e culpa.
A espiritualidade diz: “aprenda com o erro”.
 
A religião inventa.
A espiritualidade descobre.
 
A religião não indaga nem questiona.
A espiritualidade questiona tudo.
 
A religião é humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade é Divina, sem regras.
 
A religião é causa de divisões.
A espiritualidade une.
 
A religião procura fazer você acreditar.
A espiritualidade deve ser buscada para ser acreditada.
 
A religião segue os preceitos de um livro sagrado.
A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.
 
A religião se alimenta do medo.
A espiritualidade nutre a confiança e a fé.
 
A religião vive no pensamento.
A espiritualidade vive na consciência.
 
A religião se ocupa com fazer.
A espiritualidade se ocupa com Ser.
 
A religião alimenta o ego.
A espiritualidade nos faz Transcender.
 
A religião nos faz renunciar ao mundo para seguir um deus.
A espiritualidade nos faz viver em Deus sem negar a nós mesmos.
 
Religião é adoração.
Espiritualidade é meditação.
 
A religião sonha com a glória e com o paraíso.
A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.
 
A religião vive no passado e no futuro.
A espiritualidade vive no presente.
 
A religião enclausura nossa memória.
A espiritualidade liberta nossa consciência.
 
A religião nos faz acreditar na vida eterna.
A espiritualidade nos torna conscientes da vida eterna.
 
A religião promete vida após a morte.
Espiritualidade é encontrar Deus dentro de nós durante a vida e a morte.
 
Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual.
Somos seres espirituais e estamos passando por uma experiência humana.
 

  

23 comentários:

  1. Estou em um estado atual de tanto recusar a Religião quanto a Espiritualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Vou te responder com novo post, pois a resposta ficou muito longa.

      Excluir
    2. já saiu. O título é Homo Spiritualis (queria que o tradutor conertesse "Homem espiritualizado" para o latim, mas parece que ficou "homem espiritual" que não é a mesma coisa. Mesmo assim, deixei como título para falar de minhas inquietações a partir de seu comentário.

      Excluir
  2. quem carrega em sua própria alma os ensinamentos religião (religião cristã, é claro - a única verdadeira) não precisa se preocupar com o conceito de espiritualidade.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já falei aqui da afinação do violão (quando uma corda vibra sem ser tocada, por estar no mesmo tom de uma corda mais grave). Ensinamentos religiosos funcionam da mesma forma. Se você não estiver em ressonância com o que te ensinam quase nada mudará em seu cérebro. A isso eu chamaria de espiritualidade.

      Excluir
    2. teilhard de chardin me parece envolvido com a teologia da libertação - prefiro nem chegar perto desse teologo

      Excluir
    3. dei uma pesquisada rápida na internet e descobri que a teologia da libertação surgiu na década de 1960. O primeiro livro com esse nome foi publicado em 1971, se não me engano. O Teilhar de Chardin morreu em 1955, antes portanto da eologia

      Excluir
    4. É como eu já tinha dito, se não há uma "afinação" prévia, você não "soará" na mesma nota. Particularmente, achei muito boas as frases, as únicas coisas dele a que tive acesso até hoje. E nem pretendo me aprofundar mais em sua obra. Mas, cada um, cada um.

      Excluir
    5. "Além da influência estritamente política de Marx, Lukács e outros, o princípio da Teologia da Libertação teve uma boa presença deTeilhard de Chardin. " https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/teo/article/view/4484/3403

      Excluir
    6. É meu caro, nunca sonharia com isso. Mas continuo acreditando que as frases que publiquei são boas e me bastam. Servem para fazer pensar, refletir. Não sou intelectual, tenho a maior birra do Marxismo e minhas melhores viagens são feitas apenas comigo mesmo, tentando ser livre para pensar sem amarras e sem doutrinas.

      Excluir
    7. mesmo que o cara seja comunista; não tem problema vc ler a obra dele e gostar do que ele diz.

      só queria te avisar, porque nem sempre a orientação política de um autor é clara

      eu mesmo assisto canais de esquerda, de direita e de anarquistas; mas sempre tentando sopesar o que é dito com a orientação política de cada um.

      é aquilo: “Se a única ferramenta que você tem é um martelo, tudo começa a parecer com um prego”

      diferente pontos de vista podem se completar ou entrar em conflito

      Excluir
    8. acho curioso seu comentário, pois quando publiquei as frases em nenhum momento pensei em política, em ideologia. Para mim era apenas um tema com pegada de religião. Eu detesto o comunismo e jamais leio nada sobre isso. Da mesma forma, por detestar a extrema direita, jamais li nada do finado astrólogo Olavo não sei o quê (esqueci o sobrenome). Eu sou da moderação e nunca penso em me "alimentar" dos extremos.

      Excluir
    9. já assisti/li alguma coisa de Olavo:
      o problema é discernir a realidade no meio de um enxame de informações
      as vezes ele fala a verdade
      as vezes ele fala mentira

      Excluir
    10. Eu sou preconceituoso em política, em ideias políticas. Do Olavo eu quero distância, me rescuso a ler qualquer coisa que tenha escrito, até mesmo palavras cruzadas.Xô, extrema direita, xô fundamentalismo religioso, Xô conservadorismo!

      Excluir
    11. Xô também Lula, Xô PT, Xô PCB, Xô Psol, PCO e companhia limitada. Eu sou é de centro E para os que confundem moderação com Centrão e chamam os não radicais de isentões. , aqui fica minha visão: isentão é a puta que o pariu! Para ser sicero, eu adoraria que o Brasil tivesse um político tipo Barak Obama. Na falta, meu voto é na Simone Tebet.

      Excluir
    12. política é um tema complicado/complexo demais
      infelizmente, não da pra confiar nos atuais candidatos (como sempre, não?)
      por outro lado, acho q a disputa vai ser só com lula X bolsonaro esse ano

      Excluir
  3. p.s.: pretendo reformar em um futuro próximo, casa antigas/velhas da minha família

    vc tem algum post com conselhos sobre como conduzir reformas/ampliações de imóveis?

    pergunto isso pq sei q vc é um engenheiro experiente.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, meu caro Scant, posso tenho te passar estas dicas que recebi ao longo da vida e que funcionam sempre.
      1- ao reformar um imóvel pense que você irá morar nele, ou seja, não precisa utilizar acabamentos de luxo, mas não faça porcaria.
      2- procure utilizar a melhor mão de obra que puder encontrar, pois o "pedreiro de meia colher" só te causará irritação e problemas com serviço mal feito.
      3- se uma parede interna estiver com reboco irregular, o revestimento com gesso é ótima solução, pois fica lisinho igual bunda de neném. Mas use tinta boa, para o pintor não pedir reajuste em virtude da baixa cobertura de tinta barata.
      4- E aqui entra a parte cerebral: faça um planejamento do que quer fazer, faça um orçamento detalhado a partir desse planejamento, controle os gastos, etc.
      5- controle sua esposa, pois o entusiasmo pode afetar sua vida financeira. Quando me aposentei dei para minha mulher todo o dinheiro do FGTS que ainda existia. Ela disse então que faria a reforma dos sonhos em nossa casa (lote MUITO estreito, paredes construídas na década de 1920, etc.). O resultado obtido foi uma casa realmente espetacular, mas que demorou quase três anos para a reforma ser concluída e custou o valor de um apartamento de três quartos. O dinheiro do FGTS acabou, tive de fazer empréstimos no banco, meus filhos também me emprestaram, grana, etc. Ela acha uma maravilha e gosta de mostrar a casa para quem não a conhece, mas eu preferia ter comprado mais um imóvel para deixar para nossos filhos (e fazer renda de aluguel enquanto estivermos vivos). Só com planejamento rígido e bom senso isso não acontecerá (a propósito, ela quer fazer uma “pequena” reforma no quintal).
      5- Na internet há vários sites com dicas sobre reforma. Copiei dois links para você:
      https://www.serasa.com.br/ensina/suas-economias/9-dicas-para-reformar-a-casa-sem-gastar-muito/
      https://pedreirao.com.br/7-dicas-reformar-casa-passo-a-passo/
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Em outras palavras, "meça a água com o fubá".

      Excluir
    3. espero ter ajudado um pouco, mesmo que na base do contra-exemplo.

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....