sexta-feira, 19 de agosto de 2022

ENROLANDO A LÍNGUA


Se há uma coisa que me deixa alegre é saber que nem todos os compositores e cantores do país vestem e usam apenas o “smoking da seriedade” (ou o chapéu do sertanejo), pois um grupo reduzido (mas seletíssimo) de artistas permitiu-se escrever letras com ironia, humor ou non sense. Nesse grupo estão os geniais Lamartine Babo e Aldir Blanc. Obviamente o humor é apenas uma minúscula parcela de suas letras fantásticas. Mas há duas músicas que merecem destaque por seu absoluto non sensecuja única proposta séria é brincar com a sonoridade de outros idiomas.
 
E são essas letras que eu escolhi para (tentar) divertir os minguadíssimos leitores do velho Blogson. No final do post, os links para ouvir as duas músicas. A título de curiosidade, escolhi a interpretação original de Lamartine Babo (com sua voz de velhinha de programa humorístico) para “Canção para Inglês Ver”. Para a letra de Aldir Blanc escolhi a interpretação de uma jovem da Catalunha (quem poderia imaginar uma coisa assim?). Olhaí.
 
 
Canção Pra Inglês Ver (Lamartine Babo)
 
I love you, forget sclaine Maine Itapiru
Forget five underwood I Shell no bonde Silva Manuel, Manuel, Manuel
I love you too heavy Steven via Catumbay
Independence lá do Paraguai, Studbaker Jaceguai
 
Oh, yes my glass, salada de alface, fly toss my til
Standard Oil, oh, yeah, forget not me
I love you, abacaxi whisky of chuchu
Malacacheta independance day
 
No Streak Flash me estrepei
Elixir de inhame reclame de andaime
Mon Paris je t'aime sorvete de creme
Oh yes my very good night
 
Oh double faith isto parece uma canção do oeste
Coisas horríveis lá do faroeste do Tomas Meiga com manteiga
My sandwich eu nunca fui Paulo Escriche
Meu nome é Lask and Cloud, Johnny Plilippe Canaud
 
Light and Power Companhia Limitada I you
Zé boi scotch avec boi zebu
Laranja e figo com feijão tutu
Trem de cozinha não é trem azul
 
 
Pret-A-Porter De Tafetá (João Bosco & Aldir Blanc)
 
Pagode em Cocotá
Vi a nega rebolar
Num pret-a-porter de tafetá
Beijei meu patuá
Ói, samba, Oi, ulalá
Me carrefour, o rendez vous vai começar
 
Além de me empurrar
Qu'est-ce que c'est, tamanduá?
Pourquoi je suis du Zanzibar
Aí, eu me criei: pas de bafo, meu bombom
Pra que zangar?
Sou primo do Villegagnon
 
Voilá e çavá, patati, patatá
Boulevard, saravá, sou da Praça Mauá
Dendê, matinê, pas de deux, meu petit comité, bambolê
Encaçapo você.
 
Taí, seu Mitterrand
Marcamos pra amanhã em Paquetá
Num flamboyant en fleur
Onde eu vou ter colher
Pompadour? Zulu
Manger toi beaucoup!
 
 https://www.youtube.com/watch?v=lEWG1hZ2EtU
 
https://www.youtube.com/watch?v=GPHC6jna5ow
 

 

4 comentários:

  1. https://www.letras.mus.br/zeca-baleiro/43674/
    https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45139/

    ResponderExcluir
  2. quais são os títulos dessas músicas? Em vez de apresentar logo a música pesquisada o filhadaputa desse site cismou de apresentar uma lista de "top músicas".

    ResponderExcluir
  3. Samba do approach e Joana Francesa, respectivamente

    ResponderExcluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....