quarta-feira, 24 de agosto de 2022

ANALISANDO COMPORTAMENTOS

 

A entrevista do Bolsonaro na Rede Globo serviu para mostrar que “realidade” é aquilo em que as pessoas acreditam. Apesar da transmissão ter sido a mesma exibida em todos os televisores de quem teve saco para assistir (eu dormi), para os bolsonaristas o Mito estraçalhou o Bonner e sua colega. Para os não bolsonaristas ele é que foi jantado. Só fiquei sabendo que no frigir dos ovos ele teria dito uma mentira a cada três minutos. Talvez ele tenha aplicado botox no rosto, só para ter sempre a mesma expressão facial.

 

Só duas coisas me preocupam: apesar do presidente ser de ultra extrema direita, vira e mexe seu rosto fica vermelho! Outra coisa que me deixa pensativo é o fato de os adoradores do mito serem tão apaixonados, tão exaltados, tão barulhentos que sem perceber acabam por se comportar como se seu ídolo fosse o “adversário”. “Como assim?”, gritarão os incrédulos. A resposta é simples. Gostam tanto de gritar, de esbravejar que chegam até a uLular.

6 comentários:

  1. Deixando paixões ou ódios pessoais, sugiro ao senhor assistir o julgamento no tribunal disfarçado de entrevista que foi a ida do Bolsonaro na Globo e comparar com o tratamento bem mais ameno e sem tantas contestações que o Ciro Gomes recebeu no dia seguinte. Não me importam que as regras sejam duras, mas que sejam justas. Se um é encurralado, todos devem ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentarei. Mas te pergunto (também não vi o Ciro nem verei o Lula): em época eleitoral qual é a vantagem de "fazer carinho", fazer "cafuné" nos candidatos? O que importa é mostrar as reações de cada candidato diante de perguntas incômodas. Acabei de ler que o PT espera uma entrevista do Lula ainda mais dura que a do Bolsonaro. Sinceramente, eu não tenho estrutura emocional nem paciência para ouvir esse tipo de entrevista, pois meu sangue talha com facilidade. E a culpa é dos entrevistados, nunca dos entrevistadores. Além do mais, meu voto no primeiro turno é da Simone Tebet. Provavelmente perguntarão ao Lula sobre Petrolão, mensalão, prisão. E ele terá de responder. Sinceramente, eu detesto o Bozo e o Lula.

      Excluir
    2. A entrevista com ela é amanhã, essa é que sinceramente não verei. Não vejo nada demais na candidata, nem mesmo sabia que existia até umas três ceninhas delas na CPI, é uma típica candidatura como várias outras só pra conseguir grana do fundão partidário, como a do Ismael - O Democrata Cristão. Cafuné nenhum, o que se espera é que a pressão seja igual pra todos, e até agora não foi. Enquanto Bolsonaro foi desmentido a cada minuto e recebia afirmações condenatórias, Ciro pôde tirar qualquer dado sem ser contestado, não teve sua vida política pregressa questionada, nem suas polêmicas exploradas. Pode odiar o Lula e o Bolsonaro à vontade, é direito de cada um, mas também deve ser direito de todos os candidatos serem tratados de forma igual.

      Excluir
    3. Pois é, meu caro Ozy, somos duas pessoas do bem, mas além da sua invejável juventude e minha lamentável velhice somos também diferentes na forma de “caminhar”. Criando uma imagem “rodoviária”, imagine uma belíssima estrada com três pistas em cada mão. Pelo que percebo, você sempre estará na pista da direita. Eu já prefiro a pista do meio, pois se precisar posso mudar para a direita ou para a esquerda. Quero dizer com isso que defendo sem nenhum conflito bandeiras econômicas da Direita e bandeiras sociais da Esquerda (aborto, casamento gay, etc).
      Votei no Bolsonaro quando entendi que não queria mais a Esquerda no poder. Mas NUNCA MAIS votarei nele. Hoje, minha candidata é a Simone Tebet, justamente por sua atuação na CPI da Covid, atuação que você desmereceu ao dizer em “três ceninhas”. Esta é a nossa diferença. Votei no Bolsonaro sem conhecê-lo, acreditando que seria melhor para o Brasil. Também já votei no Lula pelo mesmo motivo. Votarei na Simone Tebet sempre pensando, sempre desejando o melhor para o país. Precisamos de serenidade, de espíritos pacificados, precisamos acabar com os extremismos que não levam a nenhum lugar razoável.
      Ficarei feliz se o Boner esmagar o Lula na entrevista. Se ele fizer isso você concordará que o Bozo foi tratado da mesma forma?

      Excluir
    4. Não esmagou o Lula nada, pelo contrário: afagou, deixou ele à vontade, com a primeira pergunta sendo basicamente um editorial com um pedido de desculpas com os dizeres "o senhor não deve mais nada a justiça". Ganhou mais liberdade de fala do que o próprio Ciro, enquanto até a Tebet foi mais pressionada, justamente por não responder perguntas de forma objetivas, divagar muito e não entrar em detalhes do seu plano de governo, falar só de forma geral como vários falam desde que o mundo é mundo: quero acabar com a fome, desemprego, corrupção, equiparar tudo...
      Mas, foi como eu disse ao senhor, assista as entrevistas e compare, vi as quatro e essa foi minha percepção. Na primeira vez que votei, aos 16 em 2010, meu voto no primeiro turno foi no Plínio Arruda, do PSOL, e no segundo foi no Serra do PSDB, ambos de esquerda, (se não extrema-esquerda, no caso do Plínio). Eu tinha essa visão mais pra esquerda por ter essas romantizações de que a Esquerda realmente se importava com um social... Até que um dia eu acordei e vi da pior forma todo tido de opressão e ditaduras que essas pessoas limpinhas que assinam cartas pela "democracia" apoiam, e "caí na direita" não por identificação imediata, mas por entender aquilo que eu não queria mais.

      Excluir
    5. Minha resposta-comentário ficou tão longa que resolvi transformá-la em novo post.

      Excluir

O PENSAMENTO LÚCIDO E EQUILIBRADO DE FERREIRA GULLAR

  Creio ter sido o Chico Buarque quem disse que “a inspiração é uma dádiva da juventude” . Outros já disseram coisa semelhante, mas não cons...