segunda-feira, 31 de maio de 2021

MÁSCARA PARA PINÓQUIOS

 
Na história do Pinóquio era assim: todas as vezes em que o boneco de madeira mentia, seu nariz de pau começava a crescer, só voltando ao normal quando ele dizia a verdade.  Essa imagem acabou se transformando em advertência irônica para alguém que parece estar ou que está mesmo mentindo (“Olha o nariz crescendo!”; “Seu nariz vai crescer!”).
 
Hoje, há uma situação muito constrangedora na CPI da Covid, pois mesmo as pessoas convocadas como testemunhas, obrigadas a dizer a verdade, estão mentindo com a maior desfaçatez, às vezes só para acobertar alguém que jamais deveria ser chefe ou comandante de nada.
 
Por falar em acobertar, mesmo abrigado sob o cobertor de um habeas corpus preventivo um general que se recusa a ir para a reserva mentiu com a maior cara de pau. Ou melhor, não mentiu, apenas criou uma realidade alternativa, à moda da história de Alice no País das Maravilhas, onde nada é o que parece ser. Para mim, quem gosta tanto de cobertor e de acobertar deveria mais é vestir o pijama.
 
Mas, “deixando a profundidade de lado” (acabei de plagiar o Belchior!), resolvi ajudar os pinóquios da CPI a se sentir mais confortáveis. Para isso, imaginei um novo modelo de máscara, uma máscara retrátil, telescópica. Assim, se porventura o nariz crescer durante o depoimento, a máscara não deixará o rosto desprotegido.  Olhaí.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...