sábado, 29 de maio de 2021

A CULPA DESTE POST NÃO É MINHA, É DO SCANT!

 
Olha, meu caro Scant, você agora me deixou apertado! A palavra “animado” não está necessariamente relacionada às músicas que comentei aqui no blog. E um dos motivos é por gostar de ouvir música, ficar ligado na interpretação, no som. Eu só presto atenção na letra se eu gostar muito da música. Pra você ter uma ideia, eu gosto de shows ao vivo que têm cadeira numerada. Fico puto com o pessoal dançando na minha frente. Música para mim seria mais uma comunhão que uma celebração. Por isso, as músicas de que mais gostei sempre tiveram essa pegada de comunhão comigo mesmo, mesmo que o som fosse um rock pauleira. Para não me alongar muito, fiz um top ten com uma breve explicação.  Curiosamente, duas dessas músicas nunca mereceram um post exclusivo e nem estão relacionadas em minha lista (Stardust e She loves you).
 
Outra curiosidade: para mim, algumas melodias são tão absurdamente lindas que eu sempre digo que Deus devia estar fungando no cangote do compositor, dizendo para mudar esse ou aquele acorde, etc. Disse isso uma vez ao próprio compositor da música que abre a listinha (que recomendo demais):
 
- Paixão e Fé, gravada pelo Milton Nascimento (quando ainda tinha voz):
https://www.youtube.com/watch?v=3sQ7wXEQgdc
 
- Chove lá Fora, gravada ao vivo pelo Milton Nascimento, que a dedica a dois artistas brasileiros mortos em um desastre de avião:
https://www.youtube.com/watch?v=CtGPGaXprzw
 
- Nascente, também gravada pelo Milton Nascimento em dueto com o Flávio Venturini (que a compôs em parceria com Deus):
https://www.youtube.com/watch?v=V0_5HfjcGQc
 
- Tive Sim, música lindíssima do Cartola cantada pelo Luis Melodia em algum evento:
https://www.youtube.com/watch?v=eMowm9qiKaY
 
- Stardust, música do final da década de 1920 e gravada por trocentos intérpretes. A melhor gravação quem fez foi o Willie Nelson. Deus também participou dessa.
https://www.youtube.com/watch?v=Hf5UvKjCDUU
 
- She loves you. Gravada pelos Beatles, foi a música que me “aplicou” a Beatlemania:
https://www.youtube.com/watch?v=nGbWU8S3vzs
 
- Cry me a River, gravada ao vivo da forma mais ensandecida possível pelo Joe Cocker (provavelmente chapado). Vale a pena comparar com as gravações calmas e suaves de outros intérpretes.
https://www.youtube.com/watch?v=Tjs3zvvnDEY
 
30/10/17 - Rhapsody In Blue - George Gershwin. Aos 10 minutos e quarenta segundos  acontece uma “epifania”.
https://www.youtube.com/watch?v=cH2PH0auTUU
 
Mr. Sandman. Não consigo explicar minha atração por essa música, originalmente  gravada pelo grupo Chordettes em 1954. Para mim tem gosto de milk shake, paquerinha, sessão da tarde, cobertor a dois.
https://www.youtube.com/watch?v=eFvOCwPFhjA
 
Take The "A" Train (Rocksteady Version). Originalmente um clássico do jazz, traz um pistom (ou trompete) que é uma delícia, se me entende.
https://www.youtube.com/watch?v=KSll3BxRY84

E enquanto ia buscando os links para este post a que eu mais gostei de ouvir de novo foi "Tive Sim" (talvez pelo significado oculto).
 

8 comentários:

  1. vou testar as musicas do post

    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para lembrar, em cada um dos posts que está na lista há um link. Nem todos estão ainda valendo, pois alguns foram excluídos do Youtube. Em todo caso, há a dica de por que cada música foi escolhida por mim para compartilhar com os leitores do blog. Espero que se divirta.

      Excluir
    2. Rapaz, também sempre fiquei na dúvida quanto à Tive Sim. Afinal, o amor atual, a quem ele canta a música, é superior ou inferior ao pregresso, motivo da letra?
      Qual dos dois ganharia na comparação, a qual, caso fosse feita, ele diz que seria o fim?

      Excluir
    3. Creio que a atual normalmente ou quase sempre é superior à antiga. Mas creio que a coisa funcione como cicatriz - a dor passou, a ferida fechou, mas as marcas permanecem.

      Excluir
  2. Que coletânea hein, JB! Ouvindo aqui, valeu!

    Músicas tem de nos tocar, músicas vem para fazer algum sentido na vida, no momento, no que for,
    músicas vem para brindarmos, celebrarmos e representarmo-nos.

    Scant sempre inspirando haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nomeei o Scant meu coach emocional (acho que ele não sabe disso), pois sempre tenta me jogar pra cima quando a depressão se instala (e se instala com mais frequência que eu gostaria), mas ele não me inspira, ele me provoca e eu reajo, mais ou menos como um jacaré (eu tomei coronavac!) que fica só na dele até alguém se aproximar ou cutucar.

      Excluir
    2. Me esqueci de dizer que eu como música, respiro música, bebo música. Infelizmente sou um músico frustrado, pois, guardadas as devidas proporções (algo assim na escala de um para mil), meu sonho era ser um Eric Clapton, Jimmi Page ou Jimi Hendrix, um George Harrison, um guitarrista solo de rock. É um sonho infantil? Claro que é, mas verdadeiro.

      Excluir
    3. Pra todas as perguntas no mundo a resposta da salvação quase sempre é música ou natureza. Faz bem, JB, vamos viver a música, meu caro!!!

      Excluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...