sábado, 22 de maio de 2021

NA BIGORNA DE EXATAS

Apesar de ter dois irmãos que eram bastante chegados a esses lances esotéricos que atraem tanta gente, eu nunca me liguei muito nessas coisas. Não sei, talvez por sempre ter sido malhado na bigorna de Exatas, eu tenha bastante resistência em acreditar no poder de certas terapias e procedimentos alternativos. Florais são um exemplo disso. Para mim, o efeito calmante de um floral está mais relacionado à concentração e atenção necessárias para contar a quantidade de gotas prescritas pelo terapeuta. Só isso já faz a pessoa esquecer seus problemas por um ou dois minutos. 

Runas eu prefiro nem comentar. Agora, aromaterapia pode funcionar bastante - desde que o sujeito possa aspirar de perto o perfume delicadamente aspergido no pescoço de uma bela mulher. Traduzindo, desde que ele possa cheirar o cangote da gostosa. Pesquisas revelam que esse procedimento cura ou reduz sensivelmente a inapetência sexual de quem o pratica.

Outra coisa que eu tenho dificuldade de fazer é meditação. E não estou brincando, pois é uma prática que me faz morrer de inveja de quem tem essa manha. Todas as vezes que tentei meditar seguindo orientações do Doutor Google eu quebrei a cara. Na primeira vez, fiquei meditando tanto na minha situação financeira que precisei depois tomar leite com Toddy para relaxar. Na segunda, graças ao esforço consciente de paralisar o cérebro (não foi tão difícil...), acabei dormindo igual a um filhadaputa. Mas não desisti. Ainda vou conseguir fazer essa merda, nem que tenha de tomar florais de Bach antes ou depois! E como não tenho esses produtos aqui em casa, penso que ouvir a música de Bach no Youtube talvez funcione igual ou melhor.

Mas o que mais me intriga mesmo são essas coisas do Oriente, romances astrais. A minha alucinação é suportar o dia a dia, o meu delírio é a experiência com coisas reais (porra, acho que acabei de plagiar o Belchior!). E a mais estranha para mim é a reflexologia podal. Para quem não sabe, algum sábio, astrólogo ou vidente do Oriente descobriu que uma massagenzinha nos pés tinha reflexo em vários órgãos do corpo humano. E nem pense que estou me referindo a nós dois numa banheira de espuma, el cuerpo caliente, um dolce far niente sem culpa nenhuma (porra, acho que acabei de plagiar a Rita Lee!), pois o papo aqui é sério.

A reflexologia baseia-se na teoria de que algumas regiões da planta dos pés estão conectadas a certos órgãos e sistemas do corpo. Assim, a aplicação de diferentes quantidades de pressão nesses pontos pode restaurar o fluxo de energia por todo o corpo. Pelo que entendi, parece que a reflexologia podal é uma espécie de wi fi energética.

Mas, por ter surgido no Egito há 2.500 anos, algum erro de tradução pode ter acontecido, pois se você comparar duas, três ou mais imagens da localização dos pontos a massagear verá que há divergências. Por exemplo (real!), o ponto da coluna em uma imagem pode estar localizado no calcanhar enquanto outra imagem mostra a coluna perto dos dedos. Aparentemente (vá saber!), faltou algum tipo de GPS energético para definir de forma inequívoca onde apertar o quê.

Independente dos problemas de localização, o que me grila mesmo é o efeito que situações banais podem provocar. Por exemplo, já pensou o que pode acontecer se pegar um bicho de pé no ponto do ouvido? Uma teleconsulta médica seria quase impraticável. Como explicar ao doutor que está com um bicho de pé no ouvido? Complicado! Mas, pior mesmo seria um espinho entrar no seu pé justo no ponto do coração. O que poderia acontecer? A pessoa cairia dura no chão, vítima de um vodu podal?

Estava matutando sobre essas terapias quando me ocorreu que também se poderia usar uma imagem do corpo humano para situar de forma alegórica algumas emoções e comportamentos. Saca só o desenho a seguir: Razão, Emoção e Paixão são quase autoexplicativas. A Crença e a Ideologia precisam de uma explicaçãozinha. Relacionei a Crença aos joelhos justamente pelo fato de muitas vezes a pessoa se ajoelhar para fazer uma prece, por crer no divino, na divindade. A explicação da Ideologia é mais prosaica. Foi localizada na bunda porque quem coloca sua visão ideológica acima do bem estar e da saúde de toda uma população só pode pensar com a bunda!





8 comentários:

  1. Rapaz, que coincidência. Eu tô rascunhando um texto (e talvez não saia do rascunho) exatamente sobre essas patifarias "alternativas". Texto motivado por um e-mail que um ex-aluno meu (hoje já quase a terminar doutorado em ciências biomédicas)me mandou há dois dias, no qual relata uma nova modalidade de vidência : a rumpologia, a previsão do futuro pela leitura da bunda!!! Pããããããta que o pariu!!! Através das curvas, da reentrâncias e imperfeições de cada bunda, o futuro do sujeito vai sendo revelado. Parece até que a mãe do Stallone é rumpologista. Vamos ver se a preguiça me deixar acabar o rascunho.
    E você achando estranha a reflexologia podal...É poda!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você parar para refletir, verá que a rumpologia pode ter um acerto enorme em suas previsões. Basta que a bunda seja linda para o rumpólogo (ou qualquer outra pessoa) dizer: prevejo que alguém poderá comer seu cu dentro de dois minutos.

      Excluir
  2. bom esquema
    eu testo de tempos em tempos algumas dessas terapias alternativas (sem expectativa de milagres):

    aromaterapia é agradável

    reflexologia - nunca testei especificamente, mas massagem nos pés é relaxante como toda massagem, acho. então tem meu apoio

    signo/mapa astral - não tento nem tenho vontade de testar

    florais - testarei um dia

    meditação - gosto de fazer durante uma longa caminhada, preferencialmente em um lugar próximo à natureza

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este texto é só mesmo uma zoação. Repetindo, eu sou louco para aprender a meditar, mas não consigo imaginar sendo feita durante uma caminhada. Afinal, há obstáculos, ruas, cruzamentos, pessoas, postes, cachorros e todo tipo de interferência no desligamento da mente. Mas espero ainda conseguir fazer uma bacanaça. Abraços.

      Excluir
    2. " há obstáculos, ruas, cruzamentos, pessoas, postes, cachorros e todo tipo de interferência no desligamento da mente. " - verdade

      em áreas rurais fica mais fácil (florestas, morros, descampados etc)

      mas alguns centros urbanos dispõem de áreas verdes favoráveis (parque do ibirapuera em SP, quinta da boa vista no RJ etc)

      pessoalmente, acho que depois q vc faz o mesmo caminho centenas de vezes ao longos dos anos, vc começa a prestar atenção apenas nos pensamentos e não no caminho

      no final, o ambiente ajuda bastante

      abs!


      p.s.: andar na praia é um clássico :)

      Excluir
    3. DE todas as opções, andar na praia é minha predileta. Eu sou uma espécie de Aquaman hetero, entende?

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...