quinta-feira, 27 de maio de 2021

RECICLANDO AS EXCELÊNCIAS

 
Tenho acompanhado as sessões da CPI da Covid que a GloboNews transmite ao vivo. É muito educativo ver os senadores da República se estranhando. Outro dia o presidente da comissão reagiu à provocação de um dos integrantes da tropa de choque bolsonarista dizendo educadamente: “Vossa Excelência é um oportunista!” e outras (merecidas) delicadezas do gênero. Sinceramente falando, fico estarrecido com a desfaçatez que alguns senadores da "base aliada" exibem ao tentar defender o indefensável, E quando digo "indefensável" estou me referindo a uma pessoa de carne e osso, que poderia ser identificada com outros adjetivos de triste rima, tais como: condenavel, execrável, abominável, impalatável, imbroxável, etc.
 
Outra coisa que chama minha atenção é o fato de um ministro ser também chamado de “Excelência”. Entretanto, bastou ser demitido para se transformar em “Senhoria”. Fico pensando que se o próprio Einstein fosse inquirido numa comissão dessas seria chamado de Vossa Senhoria. Mas basta um zé mané, um pé rapado qualquer ser eleito que imediatamente se transforma em “Excelência”. Pensando na graça involuntária que essa idiotice carrega, resolvi reciclar um post originalmente feito em “homenagem” aos “paralamentares” que discutiam o impixo da Dilma, quando já era visível um pé se aproximando de sua bunda.
 
Como resolvi não mudar nem mesmo uma vírgula do post original, peço a atenção dos eventuais leitores ao fato de ter pela ex-presidente o mesmo apreço que tenho hoje pelo Bolsonaro, ou seja, nenhum.
 
 
Tenho acompanhado com interesse, atenção e cochiladas o desenrolar do processo de impeachment da Dilma no Congresso Nacional. Dessa falta absoluta do que fazer tirei algumas constatações básicas: quando os parlamentares que defendem a presidente falam, tenho sempre alguma ânsia de vômito e a tontura que venho sentindo ultimamente (essa é real) aumenta um pouco.
 
Outra observação que fiz é que, pelo menos na comissão da Câmara, os parlamentares dividiam-se ou apresentavam-se em “blocos”. Como não consegui entender o que isso significa, pensei em alguma coisa tipo bloco carnavalesco ou de axé, pois tem hora que a coisa lá na Côrte lembra mais um carnaval.
 
Finalmente, percebi que deputados e senadores são invariavelmente tratados por “Vossa Excelência”, mesmo que algum deles esteja sendo ofendido ou destratado por um interlocutor que manifesta o desejo explícito de arrancar sua cabeça na dentada. Como naquela sessão em que ao sentir-se ofendido, um deputado reagiu com extrema delicadeza ao dizer esta frase lapidar -“Fascista é a puta que pariu!” Acredito que o Zé de Abreu (quem é ele mesmo?) talvez não gostasse de que alguém cuspisse nele essa frase.
 
Com essa cultura toda invadindo minha mente como se fosse um bando do MST – Movimento dos Sem Toddy, resolvi arregaçar a manga (Mangifera indica) para propor novas formas de tratamento a usar no Congresso porque, se observar bem, nem todos que ali estão são tão “Excelência” assim. Para facilitar o entendimento, dividi os parlamentares em “blocos” extrapartidários distribuídos por estilo de atuação, sugerindo dez opções para cada um deles:
 
BLOCO DO ECTOPLASMA
(Formado pelo pessoal que ama ficar em qualquer lugar, menos onde são pagos para estar).
Vossa Abstinência, Vossa Ausência, Vossa Carência, Vossa Comparecência, Vossa Dependência, Vossa Indolência, Vossa Inexistência, Vossa Insuficiência, Vossa Infrequência, Vossa Repetência.
 
BLOCO DO FISIOLOGISMO
(Composto pelos adeptos da frase "Hay Gobierno? Siempre a favor").
Vossa Acedência, Vossa Anuência, Vossa Codelinquência, Vossa Complacência, Vossa Condescendência, Vossa Conivência, Vossa Impudência, Vossa Obediência, Vossa Subserviência, Vossa Tangência.
 
BLOCO DA FOTOSSÍNTESE
(Pessoal que entra mudo e sai calado, dorme em cima do saco ou lembra planta decorativa).
Vossa Arborescência, Vossa Bolorência, Vossa Decadência, Vossa Degenerescência, Vossa Dormência, Vossa Ensurdecência, Vossa Flatulência, Vossa Inapetência, Vossa Sonolência, Vossa Subconsciência,
 
BLOCO DEMORÔ
(Esse é só para os investigados da Lavajato e outros inquéritos ou para quem está com o cu na mão de medo de ser "achado" pela Polícia Federal e pelo Juiz Moro).
Vossa Ardência, Vossa Delinquência, Vossa Deprimência, Vossa Excrescência, Vossa Inconsciência, Vossa Inconsequência, Vossa Indecência, Vossa Maleficência, Vossa Pestilência, Vossa Putrescência.
 
BLOCO É NO GRITO QUE EU GANHO
(Bloco ideal para o pessoal mais radical, seja de esquerda ou direita).
Vossa Contundência, Vossa Corpulência, Vossa Desinteligência, Vossa Estridência, Vossa Impertinência, Vossa Indigência, Vossa Insolência, Vossa Maledicência, Vossa Repelência, Vossa Virulência.
 
BLOCO DA SERENIDADE
(Alguém precisa trabalhar corretamente neste país!)
Vossa Ascendência, Vossa Coerência, Vossa Consistência, Vossa Decência, Vossa Eficiência, Vossa Eloquência, Vossa Previdência, Vossa Prudência, Vossa Referência, Vossa Sapiência.
 
Eu só não consegui descobrir ainda em qual grupo ficaria um Vossa Eletroluminescência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...