segunda-feira, 10 de maio de 2021

VELHICE - VINICIUS DE MORAES

 
Em 1933, quando tinha apenas 20 anos, Vinicius de Moraes escreveu o poema “VELHICE”, onde faz esta previsão (seria premonição?):

Virá o dia em que hei de ser um velho experiente
Olhando as coisas através de uma filosofia sensata
E lendo os clássicos com a afeição que a minha mocidade não permite.
Nesse dia Deus talvez tenha entrado definitivamente em meu espírito
Ou talvez tenha saído definitivamente dele.
Então todos os meus atos serão encaminhados no sentido do túmulo
E todas as ideias autobiográficas da mocidade terão desaparecido:
Ficará talvez somente a ideia do testamento bem escrito.
Serei um velho, não terei mocidade, nem sexo, nem vida
Só terei uma experiência extraordinária.
Fecharei minha alma a todos e a tudo
Passará por mim muito longe o ruído da vida e do mundo
Só o ruído do coração doente me avisará de uns restos de vida em mim.
Nem o cigarro da mocidade restará.
Será um cigarro forte que satisfará os pulmões viciados
E que dará a tudo um ar saturado de velhice.
Não escreverei mais a lápis
E só usarei pergaminhos compridos.
Terei um casaco de alpaca que me fechará os olhos.
 
Serei um corpo sem mocidade, inútil vazio
Cheio de irritação para com a vida
Cheio de irritação para comigo mesmo.
 
O eterno velho que nada é, nada vale, nada vive
O velho cujo único valor é ser o cadáver de uma mocidade criadora.
 
Pois é, esse dia chegou para mim. 

3 comentários:

  1. me parece um exagero e uma ironia do autor
    fora que Vinicius de Moraes vivia pegando as novinhas...

    "Pois é, esse dia chegou para mim. " tá tão ruim assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos primeiro falar do Vinícius: como comentei no início do post, ele tinha só 20 anos quando escreveu esse poema e devia pegar todas, mas teve um sensibilidade imensa para detectar o que rola com um idoso. Imagino que talvez não escrevesse isso no final da vida, pois um cara que teve nove mulheres ao longo da vida devia estar pouco cagando para a velhice.
      Quanto a mim, acontece uma coisa estranha: às vezes eu mergulho na maior depressão e fico um tempo lá no fundo. Depois, por algum motivo, eu saio do poço e fico alegrinho. Mas 70 anos no lombo é foda! Graças a Deus eu e minha mulher já tomamos as duas doses da vacina que um idiota ridicularizou. Mas não consigo me libertar completamente da depressão, pois racionalizo tudo. Então, não adianta fingir que não estou velho, que estou alegre, pois sinto que meu tempo passou ou está perto disso. Talvez a falta de novos sonhos contrinua para isso. Neste ponto eu tenho que agradecer muito a um cara que sempre tenta me jogar para cima, que já sugeriu que eu fizesse um e-book, etc. Um cara verdadeiramente do bem e que sem me conhecer pessoalmente talvez eu tenha por ele um sentimento real de amizade que muitos de meus conhecidos jamais despertaram em mim. Esse cara chama-se Scant.

      Excluir
    2. Valeu cara
      O tempo limita nosso corpo, mas não nosso espírito criativo

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...