sábado, 5 de dezembro de 2020

PROVOCAÇÕES

 


2 comentários:

  1. Olá, primeiro, ainda que com certo atraso, agradeço pelo recepção em sua casa.
    Confesso que como não tenho hábito de postar em sites e me senti bem emocionado, quis reservar um momento para poder escrever com mais calma e me apresentar.
    Sim, digo me apresentar, pois nada mais justo, afinal quis lhe oferecer este feedback:
    Sou o Diogo, 55 anos, formado em Direito, casado, morei em São Paulo a vida inteira, agora estamos tentando viver no Litoral. aproveitando para fugir um pouco da Pandemia.
    Sou um dos típicos casos descritos por Guilherme Figueiredo em seu “Tratado Geral dos Chatos”, leitor voraz em recuperação; fui um dos primeiros no Brasil a ter Orkut, depois a ter Facebook (ainda qdo. era em inglês), e todas aquelas novidades, bem como fui provavelmente um dos primeiros a largar tudo isso: faz muitos anos que não uso mais nada disso! ABSOLUTAMENTE MAIS NENHUMA REDE SOCIAL!
    Bom, resumindo, conto nos dedos de uma mão os blogs e sites que acompanho diariamente, o seu incluído. A internet já foi um lugar muito bonito e bom para se estar, mas hoje…
    O site do DUOLINGO, por exemplo, que é apenas para aprendizado de línguas: se eu não tivesse visto pessoalmente não teria acreditado! É tomado em grande parte por perfis falsos de profissionais de sexo que se fazem passar por crianças e que te importunam o tempo todo “oferecendo serviços”; bem como, ali, naquele site, se você colocar uma foto sua onde as pessoas percebem que você não é jovem, ou seja, que você é “velho” na visão deles, você passa a sofrer “atalhes sistemáticos” nos fóruns e ligas que você é OBRIGADO A PARTICIPAR CONTRA SUA VONTADE.
    Olha não sou de ficar arrumando brigas, nem de ficar me envolvendo em polêmicas, mas também não gosto de sofrer ataques nem de violências por parte de estranhos.
    E conversando com outras pessoas, esta tem sido a experiência que todos, no geral tem compartilhado, de uma forma ou de outra. Talvez o pessoal muito mais jovem considere normal esse tipo de coisa, muito embora o que presenciei no DUOLINGO indique claramente que não é este o caso.
    Infelizmente, comentar na Internet se tornou um risco: um risco de ser agredido, de ser perseguido, de ser processado se você fizer uma piada politicamente incorreta, se você disser alguma coisa que irrite ou ofenda o humor de alguém…
    Minha intenção, na verdade era dizer o quanto eu me divirto lendo as coisas que você escreve, que você publica, o quanto me emociono com as pequenas coisas que você compartilha, o quanto as acho interessantes, sinceras.
    Queria dizer que gosto muito dos seus desenhos, da fina ironia da Zéometria (“dado com forma maluca”) de suas ideias.
    Quando você comentou sobre o carinho que sente por sua família, me identifiquei inteiramente, senti até algum alento contra todo o ódio que injustificado que vejo pela internet e por aí.
    Peço desculpas por este desabafo, acho que o medo e ódio não deveriam ser justificativas para nos acovardarmos.
    Quando você cita o Mel Brooks e fala a respeito dele, penso que realmente há uma alguma lição que ainda não foi aprendida por todos nós.
    Obrigado por me acolher.
    Estou quietinho, mas estou aqui.
    Todos nós estamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia minha resposta, pois, antes de agradecido pelo comentário, preciso dizer que fiquei emocionado com suas palavras, sinceramente emocionado. Ao lê-las senti o "hálito" da moderação, do bom senso, do equlíbrio e, mais que tudo. a sensação de que dever ser muito bom tê-lo com pai, irmão ou amigo. Obrigado de coração! (espero não decepcioná-lo com as imperfeições que estou sempre exibindo - de estilo, humor ou caráter. Abraços.

      Excluir

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...