quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

NOÇÕES DE ZÉOMETRIA ESPECIAL - APOSTILA

 Esta é a primeira série de “dezénhos” que criei. Os primeiros desenhos, publicados em dezembro de 2014, foram feitos no muque mesmo, com régua, lápis e, à falta de compasso, a tampa de algum vidro para desenhar as circunferências (que foi, tá achando que os homens das cavernas tinham mesa digitalizadora?). A ideia de juntar todos em uma única postagem é antiga, pois permite uma visão unificada da série. Fora o fato de que ninguém tem saco para pesquisar os primeiros posts  de um blog sem graça e sem sal. Dadas as (des)necessárias explicações, vamos às “aulas”.
 
Imagino que geometria espacial é uma coisa hoje tão distante do ensino médio quanto a Lua da Terra. Por isso, resolvi dar minha modesta contribuição para corrigir um pouco essa lacuna. Para tanto, pensei em tentar ensinar noções básicas dessa matéria. Mas, como não sou bacharelado em Matemática, tenho receio de ser até processado por exercício ilegal da profissão. 
 
Assim, criei uma variante que certamente não está nos livros escolares, a que dei o singelo nome de “Noções de Zéometria Especial” (quero ver alguém me processar agora!). E o primeiro passo é identificar corretamente os sólidos geométricos. Ao final desses ensinamentos, ninguém poderá dizer que não sabe o que é um prisma, uma paraboloide, uma elipsoide, um poliedro, etc.

 











O prisma tem duas faces em forma de triângulo. Daí...

O dado com forma maluca, um autêntico icosaedro, é utilizado, se não me engano, para jogos RPG (informação necessária apenas para o pessoal da "melhor" idade ou para aqueles que não têm nenhuma intimidade com o universo nerd).




Com esta aula completa-se o módulo de Noções de Zéometria Especial, um curso que nunca pretendeu ser de extensão. Como autêntico produto da grife Jotabê, a proposta era ser apenas de ex tensão.

4 comentários:

  1. Rapaz, eu sou, como acho que você sabe, licenciado em Biologia, mas devido às boas cargas horárias de matemática, física e química que tive no meu curso, posso, em caráter emergencial (quando não há licenciados específicos nelas) também lecioná-las.
    Na próxima vez em que eu pegar aulas de Matemática em um 2º ano do ensino médio, onde é vista a geometria espacial, estou pensando em adotar a sua Apostila Noções de Zéometria Especial, para cumprir com a atual proposta do lúdico no ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ler seu comentário a primeira reação foi "que legal! Vai ilustrar uma apostila com alguma desssas piadas". E ainda existem mais séries de matemática a publicar (vetores, por exemplo, que surgiram por conta de uma provocação que fez). Depois, pensei bem, caí na real e cheguei à conclusão: Estás me gozando!

      Excluir
    2. Pois é, e eu me comportei como o genial personagem "Alvarenga" do Jô, "Eu acreditei!"

      Excluir

TEM ROBOI NA LINHA!

  Você já ouviu alguém usar a expressão “tem boi na linha” ? Embora pareça uma exclamação advinda do nosso pujante agronegócio, está mais pa...