quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

MAIS PROVOCAÇÕES

Como já contei aqui no blog, um dia meu arqui citado amigo Pintão não apareceu para trabalhar. Perguntei a seu filho o que tinha acontecido e ele disse que o pai tivera um ligeiro piripaque cardíaco, mas que à tarde ele iria trabalhar. Depois do almoço fui à sala do Pintão e a conversa desandou um pouco, depois de me enfurecer ao saber que a causa do mal estar estava relacionada a seu incurável tabagismo. Chamei meu amigo de idiota, irresponsável, filho da puta e arrematei o esporro dizendo que ele não tinha caráter. Depois, com a cabeça mais fria, voltei à sua sala e pedi desculpas por tentar interferir em sua vida sem ter nada com isso. Sua resposta foi esclarecedora:
- “Eu tenho muito poucos prazeres hoje em dia e fumar é um deles. Não me importa viver um ano a mais ou a menos. É por isso que eu continuo a fumar, para ter um mínimo de qualidade de vida”.
 
Esta longa introdução serve para fazer uma analogia com meu comportamento no Facebook. Hoje, coincidentemente, tenho a mesma idade que tinha meu amigo quando resolvi puxar sua orelha. Também tenho hoje muitos poucos prazeres e um deles – por mais paradoxal que seja – é fazer comentários críticos ao que alguns "amigos" publicam nessa rede tóxica. Mas não me basta criticar ou comentar alguma coisa, é preciso que o comentário fique o mais visível possível. As três imagens a seguir são as mais recentes provocações que publiquei.
 
A primeira é uma alfinetada em quem atropela as palavras sem se importar em “voltar para socorrer os feridos”. A segunda foi inspirada no recentíssimo julgamento do STF, pois os bolsonaristas cansaram de dizer que a Constituição seria rasgada se fosse permitida a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado (claro, porque isso não era do interesse de seu mito). Enquanto isso, muitos deles continuavam (e continuam) a pedir uma intervenção militar para corrigir os desmandos do STF e do Congresso (uma de minhas "amigas" é dessa turma).
 
As duas primeiras postagens foram recebidas com um silêncio ensurdecedor, fazendo-me crer que estou invisível na rede. Com a terceira frase a coisa foi diferente, pois alguns bolsonaristas regiram com protestos ou emojis com carinha de raiva, etc. Por que contei tudo isso e escrevi tanto? Para que no futuro eu mesmo (se ainda estiver vivo) consiga entender o que motivou essas postagens no Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...