segunda-feira, 25 de novembro de 2019

O VELHO E A MADRUGADA - A MARRETA DO AZARÃO

Meu amigo virtual Marreta produziu um belo e inspirado texto, mas pisou no tomate ao associá-lo à sua série "É a Podridão, Meu Velho". Pior ainda, não deu nenhum título ao vigésimo post dessa série. Não sei como classificá-lo, pois é basicamente um diálogo. Pelo lirismo das frases, entretanto, poderia dizer que é um poema. Ou seria uma crônica? Não importa, pois gostei tanto que, mesmo sem autorização e prévio conhecimento do autor, resolvi publicá-lo com um título decente no velho Blogson. Olhaí.

- O que procuras, velho?
Me pergunta a Madrugada,
Me tirando do semissono,
Do cochilar na cadeira em minha sacada,
Quase me fazendo derrubar a caneca de cerveja.
- Procuro ver uma estrela cadente, há tempos que não vejo tais vagalumes siderais.
- Mentira, velho!
Diz a Madrugada.
- Procuro por inspiração, ideias para um novo texto, um novo conto, um novo poema... para mudar de profissão.
- Mentira, velho!
- Procuro a tranquilidade e a clareza da falta de luz, o ronronar dos decibéis, o trânsito sem buzinas e semáforos dos gatos vadios.
- Mentira, velho!
- O que procuro, me dizes, pois?
- Não procuras por cometas, por ovnis, por embriões de livros, por novos rumos nem pelo sorriso dos gatos de Alice.
- Procuro pelo quê, então, já que és tão sábia e cheia de si?
- Procuras, velho, por uma nova paixão!
- E se for? E caso seja?
- Vá dormir, velho! Não perca o seu tempo, que é tão pouco; nem o meu, que é infinito.



4 comentários:

  1. Ora, JB, a série É a podridão, meu velho, nunca teve título, ela é o titulo. Os títulos (ou subtítulos, se preferir) são os números, podridão (1), (2), etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei disso, mas este texto é tão impactante que merecia uma abordagem ou tratamento individualizado, ou seja, ficaria melhor se não incluído na série. Mas isso, lógico, é um pensamento só meu e eu não tenho nada que dar palpite no seu blog. Por isso é que resolvi postar no invertebrado Blogson. E parabéns, mais uma vez.

      Excluir
  2. sem paixão não há razão de viver
    tem q ter alguma coisa que nos motive além de não passar fome

    abs!

    ResponderExcluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...