quinta-feira, 14 de novembro de 2019

NADA MAIS DEMOCRÁTICO!

Segundo Yuval Noah Harari, autor do Best seller Sapiens, “para a maioria de nós é impossível conhecer de fato mais de 150 indivíduos”. Baseado na minha própria experiência eu creio que ele está certo. Se não, vejamos: meu perfil do facebook tem 147 “amigos”, mas confesso que não conheço realmente a todos. Já tive a cabalística quantidade de 150, mas um morreu, outro saiu dessa rede e um (bolsonarista intransigente, adepto da divulgação de fake-news e... parente!) me excluiu. Imagino que se cansou de ser contestado e desmentido.

Mas, voltando aos 147, preciso dizer que depois da “alimentação inicial” feita com amigos e parentes de minha mulher (uns 100, mais ou menos), esse número foi crescendo devagarinho graças às “solicitações de amizade” de alguns conhecidos ou conhecidos de conhecidos. Alguns malucos também solicitaram minha amizade, mas, por serem totalmente desconhecidos, recusei a solicitação e ainda os marquei como spam (comigo é na porrada!). Desta forma, meus “amigos” podem ser assim identificados:

- mulher, filhos e noras: 6
- cunhados e concunhados: 9
- sobrinhos (meus e de minha mulher): 7
- primos e parentes (de minha mulher): 33
- primos e parentes (meus): 9
- vizinhos: 6
- amigos de minha mulher: 21
- amigos de meus filhos: 10
- amigos de meus cunhados: 17
- parentes de minhas noras: 11
- ex-colegas de serviço: 2
- conhecidos (amigos de amigos): 13
- desconhecidos (amigos de “amigos”): 3

Essa é a explicação de colocar entre aspas a expressão “amigos de facebook”, pois tenho pouca ou nenhuma afinidade com a maioria dessas pessoas. Talvez por isso, eu sinta prazer em cutucar os carolas, os piegas, os crédulos, os idiotas, os presunçosos, os ignorantes, os petistas, os bolsonaristas e os fundamentalistas de qualquer tipo.

Ultimamente, entretanto, tenho ficado particularmente incomodado e irritado com a quantidade de idiotices e notícias falsas que alguns “amigos” têm postado ou compartilhado. Enquanto isso acontecia no plano nacional com os embates entre lulistas e bolsonaristas ainda dava para suportar, mas quando a coisa saiu para o plano internacional, com direito a fake news contra e a favor do Evo Morales, eu achei que já era demais.

Por isso, em vez de seguir o exemplo recente do Carlucho - que excluiu seu perfil das redes sociais, – resolvi parar de seguir a maioria de meus “amigos”. Assim, nossa “amizade” continua, e, mesmo que eu não veja as maravilhas que cada um divulga diariamente, todos conseguem ver o que produzo, todas as “piadinhas de facebook” que publico (nada mais democrático!).

As provocações mais recentes são estas:



10 comentários:

  1. Consigo até lhe visualizar, com o martelinho de juiz, frente ao computador. Vou republicar essa, fico contente de alguma forma ter ajudado a divulgar aqui para mais pessoas, e que não tenha desistido da escrita, senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Ozy, eu não sou juiz, no máximo, meu papel seria de promotor ou testemunha de acusação. Meu negócio é criticar o que merece ser e tentar fazer rir os que leem minhas críticas. O que eu gosto mesmo é de imitar o menino da fábula "A roupa do rei" e dizer que "o rei está nu!", qualquer que seja o "rei". Meu negócio é fazer onda. E obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. Não se subestime, caro Jotabê, um juiz é algo digno, contanto que não seja do STF... Também tento zombar das coisas, quando consigo. Quebrando o jejum de republicações suas, aqui está: https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2019/11/nada-mais-democratico.html

      Excluir
    3. Você tem razão, mas existem duas coisas que eu não nasci para ser: juiz e fiscal. Juiz então é um perigo! Imagine se eu me tornasse um juiz admirado e, de repente, alguém me indicasse para ser ministro da justiça. Queimava meu filme! E obrigado pela republicação. Mas, se eu fosse você, teria retirado os anexos e deixava o texto terminar na frase (nada mais democrático!). Ficaria bem legal.

      Excluir
    4. O STF é o melhor defensor de seus próprios direitos

      abs!

      Excluir
    5. Mas sempre haveria a possibilidade de se recusar o convite, há não ser que o senhor tivesse ambições muito maiores... Os anexos é que são a cereja do bolo. Já recebeu até dois comentários por lá.

      Excluir
  2. Ele, o autor de Sapiens, esteve no Roda Viva, nesta segunda-feira.
    https://www.youtube.com/watch?v=pBQM085IxOM

    ResponderExcluir
  3. E mudando de assunto, acho que você também vai gostar dessa moda do Boldrin, se é que já não a conhece:
    https://www.youtube.com/watch?v=1UMcHSv_uxU

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, eu vi um trechinho! Mas impresso é muito melhor, pois o sujeito tem uma argumentação super poderosa e pensamento super claro.

    ResponderExcluir

ENDLESS LOVE

  Foi no carnaval de 1969 que se iniciou uma história de amor que eu não quero que acabe nunca – mesmo que eu saiba que um dia acabará. Já p...