quinta-feira, 4 de maio de 2017

RAP DA GRAMÁTICA


Antítese, eufemismo, paradoxo, alegoria
Antífrase, metáfora, estrangeirismo, ironia
Anáfora, catacrese, hipérbato, sinestesia
E eu lá, me atrapalhando

Pronúncia, gênero, concordância, solecismo
Elipse, sintaxe, semântica, neologismo
Regência, gramática, eco, estilo, idiotismo
E eu lá, atropelando

Prosopopeia, arcaísmo, colisão, cacofonia
Cacófato, cacoete, ambiguidade, ortografia
Anglicismo, barbarismo, cacoépia, cacografia
E eu lá, ignorando

Metonímia, estilo, comparação, morfologia
Antonomásia apóstrofe, hipérbole, fonologia
Sinédoque, zeugma, silepse, anacoluto
E eu lá, absoluto

Parônimo, homônimo, antônimo, gerundismo
Polissemia, hiato, redundância, vulgarismo
Lítotes, litotes, pleonasmo, gradação
Lítotes? “Não, essa não!”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....